Guiné U23 – Japão U23 (Torneio de Toulon)
Na quarta ronda de partidas do Grupo B do Torneio de Toulon, as seleções da Guiné e do Japão defrontam-se já sem esperanças de poder seguir para a fase final da competição. Para os guineenses, este será mesmo o seu último jogo, numa prova que já os marcou negativamente devido a uma goleada sofrida frente a Inglaterra. Para os japoneses, depois de duas derrotas pela margem mínima, este é um jogo que abre a porta para somarem os primeiros pontos em Toulon.
A seleção da Guiné U23 até entrou da melhor forma no seu jogo de estreia em Toulon, ao marcar logo aos doze minutos e lançando-se em vantagem sobre o Paraguai, mas cedo também se percebeu que o conjunto sul-americano tinha mais atributos do que os africanos. Com uma seleção composta por muitos jogadores a atuar em França, a Guiné sentiria poder beneficiar de algum tipo de fator casa, mas o seu nível não parece adequar-se à concorrência que vai encontrando pela frente. No segundo encontro, frente a Portugal, já as fragilidades dos guineenses foram mais notórias, não conseguindo sequer marcar, frente a um Portugal que depois de uma derrota no primeiro jogo, foi mais cuidadoso e eficaz em termos defensivos. Finalmente, no jogo frente a Inglaterra, tudo se precipitou. Uma vez mais, foi a seleção da Guiné a marcar primeiro, logo no primeiro minuto. Mas a equipa inglesa parece estar neste torneio com uma vontade indómita de vencer e arrancou para uma goleada histórica de 7 a 1. No seu último encontro em Toulon, a Guiné procurará deixar uma imagem mais positiva e conquistar pontos pela primeira vez.
O Japão U23 veio para mais uma edição do Torneio de Toulon a tentar repetir os feitos de 2002 e 2008, quando alcançaram o jogo do terceiro e quarto lugar. Nesta edição da prova, já vai ser impossível a equipa atingir tal objetivo, porque com duas derrotas nos dois primeiros jogos, já só uma quase milagrosa conjugação de resultados lhes permitiria terminar num dos dois primeiros lugar. O que o seu calendário lhes permite é, neste jogo, somar a sua primeira vitória na edição 2016, para de seguida, no jogo que fecha a primeira fase frente a Inglaterra, “impedir” que os ingleses cheguem à final. Com um plantel composto, quase na sua totalidade, por atletas que atuam na J-League, a equipa aspirava a conseguir impacto neste torneio, mas ao defrontar o forte Paraguai na jornada de abertura, somou uma primeira derrota apenas confirmada com um golo sofrido a dez minutos do final. Já frente a Portugal, a boa entrada dos jovens lusos surpreendeu o Japão e depois de sofrer um golo foram incapazes de regressar à luta pelo resultado. Vencer os encontros que somam terá que ser o objetivo para uma equipa que busca fazer parte do futebol japonês, em contínua luta pela afirmação no espectro mundial.
Este será o primeiro confronto entre uma seleção da Guiné e uma do Japão no Torneio de Toulon. O favoritismo, pelo apresentado em jogos anteriores, está por inteiro do lado do conjunto asiático.