Depois de uma boa campanha na fase de qualificação, o Senegal conseguiu marcar aquela que é a sua segunda presença, desde sempre, num Campeonato do Mundo. A primeira, e única, vez que os senegaleses participaram num Mundial foi em 2002, na Coreia, onde alcançaram os quartos de final, acabando eliminados pela Turquia. A equipa conseguiu realizou uma boa campanha na fase de qualificação, e foi das equipas que mais pontos somou na fase de grupos.
Apuramento sem dificuldades
A fase de apuramento ao Mundial 2018 para as selecções africanas divide-se em três partes, 1ª e 2ª eliminatórias, e depois a fase de grupos, onde se qualificam o 1º classificado de cada um dos 5 grupos. O Senegal entrou directamente para a 2ª eliminatória, onde ultrapassou a selecção de Madagáscar, triunfando por 5-2 no agregado das duas mãos. Avançando para a última etapa da fase de qualificação, os senegaleses ficaram no Grupo D, juntamente com a Burquina Faso, Cabo Verde e África do Sul, terminado como líder do agrupamento com 14 pontos, fruto de 4 vitórias e 2 derrotas, 5 pontos acima do 2º Burquina Faso. Para além disto, o Senegal concedeu apenas 3 golos nos 6 jogos disputados na fase de grupos, terminado como a 3ª defesa menos batida dos 5 grupos, e o 5º melhor ataque.
Aliou Cissé
Antigo jogador do PSG, Birmingham City e Portsmouth, Cissé iniciou a sua carreira como treinador do Senegal em 2014 e assim tem continuado até os dias de hoje. Cissé tem ainda uma carreira muito curta como treinador, mas apresenta um plantel talentoso ao seu dispor. O técnico conta com 27 jogos disputados aos comandos desta selecção, onde a táctica mais utilizada é o 4-3-3. A equipa tem uma boa espinha-dorsal, com Koulobaly a destacar-se na defesa, Idrassa Gana Gueye e Ndiaye no meio-campo, e Sadio Mané a liderar o ataque. Ainda assim, os recentes empates contra a Bósnia Herzegovina e Usbequistão demonstram que Cissé não tem retirado todo o potencial ofensivo desta selecção.
Sadio Mané é a estrela da companhia
Sadio Mané tem sido figura de grande destaque esta temporada, destacou-se bastante ao serviço do Liverpool com 20 golos e 9 assistências nos 44 jogos ao serviço dos Reds. Apesar de ter pouco hábito de ajudar no processo defensivo, Mané é uma peça fundamental no processo ofensivo da equipa, actua tanto no flanco esquerdo como no flanco direito, e ainda consegue adoptar a posição de médio ofensivo. Para além de ter imensa raça e de nunca desistir de um lance, Mané é um interveniente muito rápido e forte no um-para-um. Nos 7 jogos disputados na fase de qualificação ao Mundial 2018, Mané apontou 2 golos e executou 5 assistências.
Expectativas
O Senegal faz parte do Grupo H, juntamente com a Polónia, Colômbia e Japão. Este é, talvez, dos grupos mais equilibrados do Mundial 2018, onde todas as selecções apresentam intervenientes que conseguem fazer a diferença, e qualificação às eliminatórias não é, de todo, impossível para os Leões. Ainda assim, Cissé tem sido severamente criticado, não só pelas tácticas que tem utilizado como também por, teoricamente, não estar a conseguir retirar todo o potencial ofensivo desta selecção. No Grupo H, a Colômbia e Polónia surgem como as grandes favoritas a seguirem em frente, mas o Senegal não é uma selecção que deva ser excluída.
Boas Apostas!