Ao longo das últimas semanas, traçámos os perfis de cada seleções presente no Mundial 2018. 32 artigos onde apresentamos o percurso até chegar à Rússia, os melhores jogadores, os treinadores e as expetativas que cada conjunto alimenta neste campeonato do mundo. Campeonato do Mundo FiFaAgora, grupo a grupo, analisamos os acontecimentos mais prováveis da competição.

 

Grupo A
Rússia * Arábia Saudita * Egito * Uruguai

A jogar em casa, a responsabilidade vai pesar sobre uma Rússia que nunca conseguiu atingir os oitavos-de-final. Mas, ao mesmo tempo, o contexto dos seus adversários poderão acabar por os ajudar a conseguir o objetivo. Com o Uruguai a ter condições para sair como vencedor do grupo, a lesão de Salah poderá retirar ao Egito a capacidade de competir pela continuidade em prova. A Arábia Saudita apostará forte em conseguir pontuar. Se o fizer, poderá mesmo vir a ser o conjunto que decide a sorte dos seus adversários no Mundial.

Grupo B
Portugal * Espanha * Marrocos * Irão

Neste grupo, a primeira jornada poderá ser a mais decisiva para a sua classificação final. Portugal defronta Espanha e, mesmo tendo em conta que os espanhóis estão um degrau acima dos portugueses, a repartição de pontos poderia ser um bom resultado para que ambos seguissem em busca dos oitavos-de-final. Ao contrário, entre Marrocos e Irão, a única esperança de apuramento deverá mesmo passar por uma vitória no encontro inaugural. Entrada em pressão máxima, onde o desequilíbrio deverá ser nota para os confrontos seguintes, ainda que sem facilidades para ninguém.

Grupo C
França * Austrália * Peru * Dinamarca

A França entra como grande favorita e não deverá encontrar qualquer problema para garantir o primeiro lugar neste grupo. Mais, com uma equipa jovem e ambiciosa, os franceses pretendem mesmo surpreender na luta pelo título mundial. Restará uma cadeira para as outras três seleções, todas com fragilidades. A Dinamarca depende sobretudo de Eriksen, o Peru apresenta um futebol bonito mas nem sempre sólido sem bola, a Austrália muda de pele com a mudança de treinador e apostará em ser um conjunto mais físico. São os Socceroos quem parece ter menos hipóteses de conseguir manter-se em prova.

Grupo D
Argentina * Islândia * Croácia * Nigéria

O grupo onde se espera mais equilíbrio e incerteza na definição das duas equipas que avançam para os oitavos-de-final. A Argentina de Messi é a principal favorita, mesmo que não tenha nunca, nem na qualificação, nem nos jogos de preparação, demonstrado algum tipo de destaque em termos coletivos. Depois, os outros três conjuntos são, todos eles, capazes de surpresa. A Islândia é uma conjunto muito sólido defensivamente, enquanto a Croácia tem na criatividade ofensiva a sua principal arma. Sobra, ainda, a Nigéria, que com um boa mistura de ingredientes, espera ser o conjunto africano a chegar mais longe na Rússia.

Grupo E
Brasil * Suíça * Costa Rica * Sérvia

A seleção canarinha também não deverá ter problemas para garantir a presença nos oitavos-de-final perante um grupo onde todos os seus adversários se deverão remeter à procura do ponto para acompanhar o Brasil. A Suíça será o conjunto mais sólido dos três, apesar de não ter uma grande força ofensiva, enquanto a Sérvia, em constantes contradições organizativas, chega quase como uma espécie de ovo surpresa a esta prova. Finalmente, a Costa Rica, depois de uma fantástica presença em 2014, não parece reunir as condições para confirmar o estatuto conquistado.

Grupo F
Alemanha * México * Suécia * Coreia do Sul

As decisões de Joachim Low nas últimas semanas nem sempre terão contribuído para a tranquilidade na seleção alemã, mas a Alemanha tem tudo para reencontrar o seu caminho num grupo que não lhe apresentará grandes problemas. O México, visto como potencial apurado para os oitavos-de-final também esteve no meio de algumas confusões durante a preparação e o seu técnico, Juan Carlos Osorio, nem sempre consegue manter a organização defensiva da equipa. A Suécia, sem poderio ofensivo, será um conjunto de expetativa, enquanto a Coreia do Sul também não apresenta, à partida, grandes capacidades para ir longe.

Grupo G
Bélgica * Panamá * Tunísia * Inglaterra

Com dois claros favoritos na Bélgica e na Inglaterra, a história do grupo passará por jogos bem inclinados entre os favoritos e os restantes concorrentes, para que, no frente-a-frente, acabem por decidir quem passa em primeiro e em segundo. Aliás, belgas e ingleses alimentam esperanças de chegar bem longe neste campeonato. Tunísia e Panamá, com evidentes fragilidades nas suas formações, poderão acabar por ser das equipas mais fracas em competição.

Grupo H
Polónia * Senegal * Colômbia * Japão

O grupo onde tudo está mais em aberto. Pessoalmente, vejo a Colômbia como o conjunto mais forte, nos diversos momentos de jogo, pelo que fará sentido que sejam os cafeteros a avançar em primeiro lugar. A Polónia é uma equipa bastante física, com enorme dependência de Lewandowski, mas nem sempre encontra a melhor forma de se impor na partida. O Senegal alimenta esperanças de entrar na corrida pelo apuramento, o que, tendo em conta a capacidade física da sua defesa e a criatividade oferecida pelo seu ataque, até parece possível. Finalmente, o Japão, que tendo trocado recentemente de treinador, aparece como incógnita neste grupo.

Tudo começa na próxima quinta-feira e estes serão os palcos dos jogos deste Mundial.

Boas Apostas!