No parte cimeira da tabela do Brasileirão 2017, as jornadas 14 e 15 ficaram marcadas pela aproximação do Grêmio de Porto Alegre ao líder Corinthians. O Santos de Levir Culpi assumiu o pódio, a luta pelos lugares de acesso às provas continentais continua bem acesa – assim será até final – e o São Paulo, agora treinado por Dorival Júnior, permanece abaixo da linha de perigo.
Dois deslizes
Travão no ímpeto corinthiano. Após três triunfos consecutivos frente a Botafogo (1-0), Ponte Preta (2-0) e Palmeiras (0-2), dois improváveis empates na receção ao Atlético Paranaense (2-2) e na deslocação a Florianópolis para defrontar o Avaí (0-0). Único emblema que permanece invicto neste Brasileirão 2017 ao cabo de 15 rondas, facto de que deve ser enaltecido, o Corinthians viu o Grêmio de Porto Alegre encurtar a distância. A vitória do “Tricolor das Pampas” na visita ao terreno do Flamengo (0-1) devolveu a confiança ao emblema do Rio Grande do Sul, vitorioso frente a Ponte Preta (3-1) e Vitória (1-3) nas últimas duas jornadas, resultados que permitiram “ganhar quatro pontos” ao Corinthians e encurtar a distância para seis pontos.
Muito consistente defensivamente, o Corinthians sofreu apenas sete golos nas primeiras 15 rondas, algo que perfaz uma média inferior a 0,5 golos sofridos/jogo. No capítulo ofensivo, leva 25 golos marcados, registo ultrapassado pelo Grêmio, que apresenta 30.
Sem se dar por isso, o Santos de Levir Culpi tem estado em crescendo. Desde a derrota com o Flamengo (2-0) para a Copa do Brasil que o “Peixe” não perde um jogo oficial, sendo que já disputou seis jogos desde então. Nos últimos cinco encontros que disputou, venceu quatro, com a deslocação a São Januário para enfrentar o Vasco da Gama (0-0) a constituir a excepção. Na jornada 15, superiorizou-se à Chapecoense (1-0) na Vila Belmiro.
Já o técnico que iniciou a época ao serviço do Santos não se tem dado tão bem quanto isso, embora tenha conquistado a primeira vitória à frente do novo projeto nesta 15ª jornada. Dorival Júnior ainda não foi capaz de tirar o São Paulo da zona de relegação, situando-se dois pontos abaixo da linha com 15 pontos conquistados e outros tantos jogos disputados. O Avaí (14) e o Vitória (12) são os dois emblemas mais próximos do “Tricolor Paulista”, enquanto o Atlético Goianiense, definitivamente a equipa mais vulnerável deste Brasileirão 2017, está cada vez mais isolado no findo da tabela, tendo conquistado apenas oito ponto até então.
Diego Alves chega ao Fla
O Flamengo empatou o respetivos desafios nas 14ª e 15ª jornadas, frente a Cruzeiro (1-1) e Palmeiras (2-2). Para o “Mengão”, a melhor notícia da semana foi a aquisição de Diego Alves, guarda-redes brasileiro que representava o Valência. O plantel orientado por Zé Ricardo ganha, desta forma, mais uma opção no seu já vasto leque. Para além do “Fla”, nos lugares de acesso á Libertadores estão também o surpreendente Sport Recife de Vanderlei Luxemburgo e o campeão Palmeiras.
Boas apostas!a