A mais importante maratona do futebol brasileiro já arrancou. O Grêmio e o Fluminense foram os únicos emblemas que conseguiram vencer ambos os jogos nas duas jornadas já disputadas. Neste fim-de-semana, marcado pela realização da segunda jornada, o campeão Palmeiras perdeu na visita à Arena Condá para defrontar a Chapecoense.
Dois jogos, duas vitórias. O Grêmio foi eliminado pelo modesto Novo Hamburgo nas meias-finais do Gaíchão, mas entrou com o pé direito no Brasileirão 2017, superiorizando-se a duas equipas que também estão a disputar a fase de grupos da Libertadores. A base da equipa que disputou a última temporada mantém-se e o “Tricolor das Pampas” iniciou o seu percurso nesta edição do Brasileirão com uma vitória frente ao Botafogo por duas bolas a zero, golos de Ramiro, médio que veste a camisa do clube desde 2013. Nesta segunda jornada, depois de ter levado a melhor precisamente sobre o Fluminense a meio da semana em jogo válido pelos oitavos-de-final da Copa do Brasil, o Grêmio de Alexandre Mendes agudizou a situação do Atlético Paranaense no Brasileirão, vencendo no terreno do “Furacão” por duas bolas sem resposta, tentos de Luan e Lucas Barrios. A equipa Paranaense, qualificada para os oitavos-de-final da Libertadores, perdeu os dois primeiros jogos no Brasileirão 2017, registo negativo apenas igualado pelo recém-promovido Atlético Goianiense. A situação provocou uma alteração na estrutura do time, com Paulo Autuori a assumir funções de diretor, rendindo por Eduardo Baptista no comando técnico.
O Fluminense soube reerguer-se da derrota na final do Carioca 2017 frente ao rival Flamengo e venceu dois desafios de exigência elevada neste início de campeonato brasileiro, batendo o Santos em casa (3-2) com golos de Henrique Dourada (2) – ex-Vitória SC) e Júnior Sornoza e derrotando o Atlético Mineiro no Independência, novamente com um golo de Henrique Dourado (grande penalidade) e outro de Richarlison. O “Mengão” de Zé Ricardo, campeão Carioca, impôs-se na Serra Dourada frente ao Atlético Goianiense por três bolas a zero, mantendo a equipa recém-promovida a “zeros”.
A queda mais significativa nesta segunda jornada foi a do campeão Palmeiras. Cuca apostou numa equipa maioritariamente composta por reservas para a visita à Arena Condá, dando descanso aos principais titulares tendo em vista o jogo que se avizinha para a Libertadores. A Chape, motivada pela vitória na Argentina frente ao Lanús, venceu por uma bola a zero e quis o destino que fosse novamente Luiz Antônio a marcar. O polémico herói do triunfo em Buenos Aires por alegada utilização irregular – o caso continua a ser avaliado pelas entidades competentes – voltou a definir o encontro a favor da formação de Vágner Mancini.
Os Paulistas Santos, Corinthians e São Paulo tiveram melhor sorte, uma vez que venceram pela primeira vez nesta segunda ronda. O Santos derrotou o Coritiba (1-0) na Vila Belmiro, o Corinthians triunfou em casa do Vitória (0-1) e o São Paulo encerrou a ronda com um triunfo no Morumbi sobre o Avaí (2-0), emblema que está de regresso à Série A após um ano na B tal e qual como o Vasco da Gama, histórico que recuperou da goleada averbada frente ao Palmeiras, graças a um triunfo sobre o Bahia (2-1).
Boas Apostas!