Grécia – Espanha (Eurobasket)
Na primeira ronda do Grupo F, a Grécia terá um grande teste às suas ambições neste Eurobasket, já que depois de ter vencido três jogos de seguida, não foi capaz de superar as outras duas equipas que alcançaram o apuramento no seu grupo. Para a Espanha, que apesar da derrota frente à Eslovénia, venceu o seu grupo, esta é hora de mostrar que está à altura das responsabilidades.
O grande problema da seleção da Grécia é a situação de Vassilis Spanoulis. Os gregos contam com o seu líder e esperam que recupere a 100% já para esta partida. Há uma equipa com ele em condições e outra equipa, bem diferente, sem ele. Por muito que no plantel grego existam boas soluções para chamar a jogo, Andrea Trincheri tem consciência da necessidade de um líder, sobretudo frente a uma Espanha que também enfrenta este Eurobasket com uma sensação de orfandade. Pensado prático, a Grécia entra neste Grupo F com duas derrotas, precisando de vitórias para poder entrar na corrida dos quartos-de-final. Por muito que custe a fragilidade de Spanoulis, seria dramático para os gregos não atingirem o grupo das oito melhores equipas da Europa, quando pareciam ter todas as condições para o fazer.
A Espanha convive com as críticas ao seu técnico, sobretudo pela rotação que tem dado – ou não – ao seu plantel. Marc Gasol, o único poste acima da média que tem no plantel, tem sido utilizado quase 30 minutos por jogo, enquanto no sentido oposto, não deixa de parecer estranho que Sérgio Rodriguez não jogue mais minutos. Na verdade, Orenga tem soluções de sobra para o jogo exterior, sentindo falta desse mesmo equilíbrio no jogo interior, mas isso não justificará tudo. A Espanha tem baseado a sua força numa defesa completamente à prova de bala, que poderá continuar a valer-lhe vitórias se Spanoulis não estiver em campo. Caso o base grego se apresente em condições, então o problema dos espanhóis passará a ser debaixo das tabelas, onde Marc Gasol terá que chegar para as encomendas que os poderosos Bourousis e Mavrokefalidis terão para lhe entregar.
Num jogo onde a Espanha entra como favorita, o mais seguro é uma vitória de nuestros hermanos, por muito que a Grécia possa apresentar argumentos para não merecer perder.
*
Os principais favoritos a avançar para os quartos-de-final cruzam-se entre si logo nesta primeira jornada. A Eslovénia, país organizador, acabou a primeira fase com duas derrotas, uma delas algo comprometedora, frente à Croácia, pelo que tem quase como obrigatório regressar de imediato às vitórias. O problema que enfrenta tem por nome Itália, a única seleção só com vitórias na primeira fase, e que também é a que pratica um jogo mais atrativo e empolgante. Missão muito complicada para os eslovenos, que esperarão que o seu público possa ter um papel determinante no desequilíbrio das contas a seu favor.
No outro jogo do dia, Croácia e Finlândia tentarão aproveitar a oportunidade para se posicionarem o melhor possível para alcançar os playoffs. Caso a Grécia não consiga recuperar, poderá cair no colo do vencedor desta partida um lugar entre os oito melhores da Europa.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus