O jogo inaugural da jornada 9 da Liga NOS 2017/18, disputado no Estoril, culminou com festejos a norte, na cidade do Porto. Após a escandalosa eliminação da Taça de Portugal às mãos do Vilaverdense, o Boavista foi à Amoreira vencer o Estoril por três a zero, resultado que precipitou a saída de Pedro Emanuel do comando técnico da “formação da Linha”.
Volvidas cerca de 24 horas, história com contornos idênticos, desta feita no estádio do Dragão. O Porto, atual líder do campeonato, recebeu e venceu uma formação que também equipa de amarelo e acabou a jornada sem treinador. No caso, o Paços de Ferreira até então orientado por Vasco Seabra, técnico que não resistiu à goleada por seis bolas a uma, saldo final daquele que foi o terceiro jogo sem saborear uma vitória. Depois da derrota em Leipzig para a Liga dos Campeões, Ricardo Pereira inaugurou o marcador a favor do Porto logo aos quatro minutos, Welthon empatou para o Paços aos 8 mas a igualdade durou pouco mais que dez minutos. Ainda antes de estarem cumpridos 20 minutos, Felipe devolveu a equipa local à liderança do marcador e o Porto avançou para uma goleada completa graças aos tentos de Moussa Marega (2), Jesús Corona e Vincent Aboubakar. O resultado final não mente: os comandados de Sérgio Conceição rubricaram mais uma boa exibição e conquistaram os três pontos, isto na antecâmara da visita ao rival Boavista para o “derby” da cidade.
Benfica e Sporting não ficam para trás
Derrotados nos respetivos compromisso da Liga dos Campeões a meio da semana, Benfica e Sporting encontraram forças para regressar aos triunfos no domingo. Os “encarnados” foram à Vila das Aves vencer o “lanterna vermelha” da Liga NOS, agora treinado por Lito Vidigal, por três bolas a uma. Depois do erro de Svilar frente ao Manchester United, Rui Vitória optou por deixar o jovem belga na baliza, enquanto a principal surpresa esteve associada à ausência de Pizzi. Os golos de Jonas (2, ambos de grande penalidade) e Haris Seferovic permitiram conquistar os três pontos num jogo em que o Benfica voltou a falhar demasiada defensivamente.
Em Alvalade, o Sporting arrancou cedo e não mais abrandou, aplicando uma goleada ao Grupo Desportivo de Chaves por cinco bolas a uma, encontro em que Bas Dost (três golos) e Marcos Acuña (dois) foram os principais protagonistas. Após uma fase menos boa (apenas uma vitória em seis jogos), o Sporting voltou a triunfar de forma contundente, mantendo a segunda posição da Liga NOS 2017/18.
O jogo que nunca deveria ter sido jogado
A zona de Tondela foi severamente castigada durante os fogos de outubro, ao ponto de o ar se tornar irrespirável para o plantel tondelense realizar as suas habituais sessões de treino. Atendendo á situação, os responsáveis do clube viseense tinham solicitado o adiamento da partida com o Belenenses, previamente marcada para domingo. A Belenenses SAD recusou o adiamento da partida e a bola rolou na tarde de domingo, com vitória da equipa local por dois golos sem resposta.
A jornada termina esta segunda-feira em Moreira de Cónegos com a realização dos embates Moreirense – SC Braga e Vitória Sport Clube – Portimonense.
Boas Apostas!