Granada – Las Palmas (La Liga)
A 21ª jornada do campeonato espanhol termina no sul de Espanha. O “lanterna vermelha” Granada defronta o Las Palmas no estádio Los Cármenes, equipa que luta por se estabelecer na primeira metade da tabela. Habituado ao sofrimento próprio de quem luta pela manutenção no principal escalão, o Granada chega à 21ª ronda do campeonato espanhol na última posição da tabela classificativa.
A situação é altamente delicada e a distância em relação às equipas que estão fora da zona de relegação cada vez maiores. Com apenas dez pontos conquistados em 60 possíveis, os granadinos já levam oito de atraso em relação ao Leganés, emblema que está imediatamente acima da linha de perigo com 18 pontos. Granada (10), Osasuna (10) e Sporting Gijón (13) parecem cada vez mais condenados à descida de divisão. Antes da partida desta segunda-feira diante do Las Palmas, o internacional marroquino Mehdi Carcela foi o porta-voz da equipa e afirmou que está preparado para lidar com a pressão resultante da posição delicada em que está.
Com apenas um triunfo em 20 jogos para o campeonato espanhol, o Granada averbou quatro derrotas nos últimos desafios, com a excepção a ser um empate caseiro diante do Osasuna (1-1), ocasião em que desperdiçou uma boa oportunidade para se distanciar de um adversário direto na luta pela permanência. Em nove jogos caseiros, o Granada pontuou em cinco, mas só venceu uma vez.
Uche e Andreas Pereira regressam às contas depois de terem cumprido suspensão. Mehdi Carcela está de regresso a Granada depois de ter participado na Taça das Nações Africanas e pode ser opção. Mubarak Wakaso é baixa confirmada.
Onze Provável: Ochoa, Foulquier, Ingason, Saunier, Héctir, Samper, Andreas Pereira, Uche, Boga, Aly Mallé, Adrián Ramos
Um triunfo do Las Palmas na visita ao Los Cármenes permitirá ao conjunto insular aproximar-se dos postos de acesso às competições europeias. Os responsáveis do clube das Canárias não admitem que o acesso às provas europeias é um objetivo para o que resta da temporada, mas o investimento no reforço da equipa com nomes como os de Halilovic ou Jesé Rodríguez permitem ao Las Palmas sonhar com um acesso que seria uma verdadeira surpresa. Para este embate com o Granada, Quique Setién deverá apostar numa frente de ataque composta por Halilovic, Boateng e Jesé, trio de ataque com qualidade suficiente para melhorar o desempenho ofensivo de uma equipa que é, já de si, positivo com 31 golos marcados em 20 jogos (e outros tantos sofridos). Em nove deslocações para o campeonato espanhol, fez pelo menos um golo em sete desafios, ficando em branco nas visitas ao Real Bétis (2-0), ao Atlético de Madrid (1-0 para o campeonato, embora tenha vencido por 2-3 para a Copa del Rey no Calderón) e ao Barcelona (5-0).
No mais recente desafio caseiro, o Las Palmas manteve o bom registo no estádio Gran Canaria e venceu o Valência por três bolas a uma. Curiosamente, foi precisamente em casa dos “Ché” que os insulares conseguiram conquistar a única vitória fora de casa na atual edição do campeonato espanhol. A equipa está na máxima força para esta visita ao terreno do Granada.
Onze Provável: Varas, Macedo, Lemos, Bigas, Castellano, Mesa, Viera, Vicente Gómez, Halilovic, Boateng, Jesé
Na primeira volta, logo na segunda jornada, o Las Palmas venceu o Granada por cinco bolas a uma. Desta feita, a tarefa não se afigura fácil.