Granada – Getafe (La Liga)
A ação regressa esta sexta-feira (12) ao relvado do Nuevo Los Cármenes, casa do Granada. No sul de Espanha, a formação local mede forças com um Getafe que quer ser “de Champions”.
Análise Granada
O Granada pouco terá por que nesta reta final da temporada 2019/20. No 9º lugar da tabela classificativa com 38 pontos somados em 27 desafios, a formação do sul de Espanha segue 13 acima da linha de perigo e já não tem quaisquer preocupações nesse sentido, ao passo que o acesso às competições europeias está a uma distância de sete pontos. Tendo em conta a ferocidade da concorrência, o Granada está longe de ser um dos principais candidatos a garantir o acesso europeu, embora a ausência de pressão possa ser um factor a seu favor.
Pouco antes da interrupção da La Liga, o Granada viu gorada a possibilidade de chegar à final da Taça do Rei, uma vez que a vitória por duas bolas a uma no Nuevo Los Cármenes foi insuficiente para “anular” o resultado (1-0) verificado no San Mamés. Ainda assim, a equipa treinada por Diego Martínez deixou uma ótima imagem na competição. O trajeto no campeonato também merece avaliação positiva e a verdade é que o Granada não perdeu nenhum dos últimos cinco encontros disputados antes da pausa.
Olhar para o registo deste Granada é observar o desempenho de uma equipa competitiva, capaz de criar dificuldades mesmo aos conjuntos candidatos aos lugares cimeiros. Dos 38 pontos que o Granada soma por esta altura, 26 foram conquistados a atuar em casa. Em 13 encontros no Nuevo Los Cármenes, a formação do sul de Espanha venceu oito vezes, empatou duas e perdeu três, importando referir que nunca perdeu por uma margem superior a um golo de diferença.
Lozano, Quini e Alex Martínez ficam de fora deste desafio devido a lesão.
Onze provável: Rui Silva, Díaz, Duarte, Sánchez, Foulquier, Neva, Herrera, Gonalons, Machís, Fernández, Soldado
Análise Getafe
O Getafe está a rubricar mais uma temporada histórica. O emblema dos arredores de Madrid segue no quarto lugar da La Liga e, se a competição terminasse agora, apurar-se-ia para a Liga dos Campeões da próxima temporada, objetivo que na última época falhou somente por dois pontos. O caminho ainda é longo e o Getafe terá que travar duras batalhas até final na tentativa de cumprir esse objetivo, restando aferir que de forma se comportará neste regresso aquela que é uma das formações mais interessantes no atual contexto do futebol espanhol. Para além da boa campanha na La Liga, o Getafe também assegurou o apuramento para os “oitavos” da Liga Europa ao eliminar os holandeses do Ajax.
“Pep” Bordalás tem sob sua alçada uma equipa muito interessante do ponto de vista coletivo, bem trabalhada em termos táticos, pautando pela consistência e organização. Habitualmente em 1x4x4x2, o Getafe apresenta a terceira defesa menos batida da La Liga (25 golos encaixados) e isso não é obra do acaso atendendo às qualidades que a equipa denota nos momentos tanto de organização defensiva quanto transição defensiva – sempre muito forte na pressão. Sendo certo que a equipa não se apresentará com os mesmos índices físicos nesta retoma, a verdade é que o Getafe, que não pode contar com um plantel tão extenso quanto isso, também não vai ter que gerir tendo em conta o envolvimento na Liga Europa.
No encontro que antecedeu a interrupção do campeonato espanhol, o Getafe recebeu e empatou com o Celta de Vigo sem golos. Para este jogo, Bordalás terá que lidar com três ausências, todas por castigo: Jaime Mata, Mauro Arambarri e Nemanja Maksimovic.
Onze provável: Soria, Suárez, Etxeita, Dakonam, Olivera, Timor, Etebo, Nyom, Cucurella, Rodríguez, Molina
Dica de Prognóstico
O Getafe é um dos melhores conjuntos da La Liga, restando saber de que forma regressa à ação, duvidas que são comuns em relação ao Granada e qualquer outra equipa espanhola. Galvanizado pela possibilidade de garantir o acesso à Liga dos Campeões, o conjunto da capital tem tudo para conquistar um resultado positivo aqui.