Gorodeya – Neman Grodno (Lyga Vysshaya)
Na próxima sexta-feira, ao final da tarde, as equipas do FK Gorodeya e do Neman Grodno têm encontro agendado para o Stadyen Haradzeya, a propósito do calendário referente à 11.ª jornada da Lyga Vysshaya. Separados por apenas um ponto nos lugares pouco acima da linha de água, na classificação geral, ambos os conjuntos lutam pela permanência neste primeiro escalão e, aqui em específico, por pontos que lhes permitam aumentar a distância em relação à zona de descida.
Análise FK Gorodeya
O Gorodeya pertence ao lote de equipas com menor valor de mercado nesta edição da Lyga Vysshaya, mas até tem conseguido lidar bem com a pressão da luta pela manutenção. À entrada para a jornada 11 do campeonato, a equipa comandada pelo técnico Oleg Radushko ocupa a 12.ª posição, com os mesmos 12 pontos de registo do Slavia-Mozyr. Em 10 partidas, o Gorodeya foi capaz de vencer três jogos, empatou noutros três e saiu derrotado em quatro ocasiões. Relativamente aos golos marcados e sofridos, foram sete as vezes que a equipa festejou e 11 as que foi buscar a bola ao fundo das suas próprias redes. Atualmente, segue com vantagem de oito pontos em relação aos lugares de descida.
Desde cedo que o Gorodeya mostrou ser uma equipa de fases, isto porque, depois de começar mal o campeonato (com duas derrotas em dois jogos), teve a melhor sequência da época, com três vitórias consecutivas. A esse ciclo, segue-se outro mais negativo, que já vai em cinco encontros seguidos sem conhecer o sabor da vitória. Na última jornada, o Gorodeya somou, ainda assim, um ponto, na visita ao terreno do Slavia-Mozyr (1-1), depois de ter sido derrotado na deslocação ao reduto do Torpedo Zhodino (1-3), na jornada anterior.
Onze provável: Dovgyallo – Ignatenko, Pavlyuchek, Sazanovich, Joksimovic – Sorokin, Yaskovich – Bayduk, Pushnyakov, Sajcic – Arhipov
Análise Neman Grodno
A equipa do Neman Grodno chega a esta jornada com um trajeto bastante semelhante ao seu do próximo adversário. Com 11 pontos, mas menos um jogo realizado (visto ter tido uma partida, com o FK Minsk, adiada, devido a uma situação relacionada com a pandemia do novo coronavírus), a formação de Igor Kovalevich é a 13.ª classificada, com mais um ponto que o FK Minsk e menos um que Slavia-Mozyr e Gorodeya. Para o Smolevichy, a primeira equipa abaixo da linha de água, a vantagem é de sete pontos. Em nove jogos, o Neman Grodno conseguiu um registo com três vitórias, dois empates, quatro derrotas, onde marcou 12 golos e sofreu em igual número.
Nas últimas jornadas, o Neman Grodno não tem conseguido ter um percurso consistente. No entanto, foi capaz de somar seis pontos em duas das últimas quatro jornadas, em ambas as situações a jogar em casa e logo contra dois dos três primeiros classificados. Na última ronda, realizada há uma semana, o Neman recebeu e venceu o Torpedo Zhodino, por 3-1, recuperando da sequência anterior com duas derrotas seguidas, na visita ao BATE Borisov (1-3) e na receção ao Rukh Brest (2-4).
Onze provável: Dudar – Vasilyev, Legchilin, Stojkovic, Slabashevich – Yakimov, Zabelin – Marusic, Zhukovski, Kadimyan – Rassadkin
Dica de Prognóstico
Este será um desafio que colocará em confronto duas equipas com os mesmos objetivos, relativos à permanência na primeira divisão do futebol bielorrusso. A jogar em casa, o Gorodeya deverá tentar somar um triunfo que lhe permita distanciar-se do Neman Grodno, que, por seu turno, também não se deverá coibir de tentar jogar “olhos nos olhos” contra um adversário direto. Pela propensão que ambas as equipas têm tido nas últimas partidas tanto para chegar ao golo, como para sofrer, a previsão é a de um jogo bem disputado e com algumas oportunidades para ambos os lados. Algo que torna interessante e que confere valor ao investimento no mercado de mais de 1,5 golos, cotado a 1.40 na Betclic.