A 9ª jornada da La Liga trouxe várias alegrias, o Real Madrid continuou a vencer, tal como o rival Barcelona, o Atlético de Madrid regressou às vitórias depois de uma seca de quatro jogos sem vencer, e o Valencia goleou o Sevilla, com Gonçalo Guedes em grande destaque, apontou dois golos e uma assistência, com um dos golos a ser de levantar o estádio.
Guedes arrasa defesa Sevillista
As duas equipas encontraram-se no Mestalla num encontro que correspondeu muito bem às expectativas, tendo sido, talvez, o melhor jogo da jornada. Depois de uma primeira parte bem realizada por parte do Valencia, e com o Sevilla a ver 4 cartões amarelos nos primeiros 45 min, Gonçalo Guedes levantou o estádio quando já todos pensavam que ia chegar o intervalo sem golos. Rodrigo passou a bola para Guedes pouco depois do meio-campo e o extremo português conduziu o esférico a grande velocidade até à outra baliza, puxou para dentro, para o pé direito, deixou dois defesas para trás, e disparou fortíssimo para o canto superior do segundo poste. No arranque do segundo tempo o Sevilla perdeu a bola em zona proibida e Rodrigo desmarcou Zaza com um belo passe, com o italiano a não perdoar e a apontar o seu 8º golo da temporada.
Já perto do fim, aos 85 minutos, uma boa jogada combinada entre Santi Mina e Gonçalo Guedes viu o português assistir Mina para o 3-0, na sequência de um rápido contra-ataque. Quando tudo parecia acabado, e com mais uma falha defensiva do Sevilla, Kondogbia fez um passe longo para a velocidade de Guedes, que rapidamente se isolou e, no cara-a-cara com Sergio Rico, picou a bola por cima do guarda-redes espanhol e fechou as contas da partida com este pormenor fantástico. O Valencia fica assim em 2º lugar com 21 pontos, 4 a menos que o Barcelona.
Barcelona estende miséria a Málaga
O primeiro golo apareceu logo ao 2º minuto de jogo, um golo polémico que não deveria ter sido validado, uma vez que a bola saiu claramente para fora de campo, pela linha de fundo, depois de ter batido em Rosales. Contudo, o árbitro não anulou o golo e Lucas Digne aproveitou para meter a bola dentro de área, onde apareceu Deulofeu que não desperdiçou o erro de arbitragem. Depois de algumas oportunidades, maioritariamente pelos catalães, o intervalo acabou por chegar com apenas 1-0 apontado no marcador. Contudo, aos 55 minutos Messi apanha a bola no último terço do terreno e descobre Iniesta a entrar na área pelo seu lado esquerdo, entregando a bola ao capitão Blaugrana que não desperdiçou, ditando o 2-0. O Barcelona criou várias oportunidades durante a segunda parte, incluindo uma onde Suárez falhou quase de baliza aberta, mas não conseguiu concretizar mais nenhuma.
Outras curtas da jornada:
- Real Madrid voltou a vencer, triunfando na recepção ao Eibar.
- Villarreal venceu por 4-0 na recepção ao Las Palmas.
- Real Sociedad empata por 1-1 num jogo bastante animado na recepção ao Espanyol.
Boas Apostas!