23 jogos depois, o Pescara triunfou. A chegada do carismático Zdenek Zeman ao comando técnico pôs fim à seca do “lanterna vermelha” que ainda não tinha vencido – dentro das quatro linhas – na atual edição da Série A – na primeira ocasião, frente ao Sassuolo, tinha ganho na secretaria. Numa jornada em que nada se alterou na parte cimeira da tabela, a surpresa veio de baixo, com a goleada aplicada pelos “Golfinhos” ao Genoa no Stadio Adriatico por cinco bolas a zero.

PescaraDepois de demitir Massimo Oddo, o Pescara encontrou em Zdenek Zeman a alternativa ideal para tentar evitar o regresso ao segundo escalão. O técnico que conduziu o Pescara à subida em 2012 regressou em grande estilo ao Stadio Adriatico, colocando um ponto final numa das piores séries de resultados da história do clube. Apesar da nova liderança técnica, os “ultras” do Pescara boicotaram a partida: “A vossa presença… A nossa ausência”, pôde ler-se numa faixa colocada na bancada. Frente a um adversário que atravessa um momento de forma menos bom, o Pescara colocou-se em vantagem logo aos 5 minutos e à meia hora já vencia por três golos de diferença. Mais aguerrido e confiante, o Pescara construiu uma imprevisível goleada de cinco golos sem resposta que relançam a equipa na luta pela manutenção entre a elite. Se a diferença em relação ao Empoli (17º) já é de 10 pontos, os sinais dados pelos “Golfinhos” neste desafio permitem encarar esta reta final com confiança. Zdenek Zeman, o “Sam Allardyce italiano”, tentará novo milagre na elite transalpina.

No Genoa, a goleada sofrida também provocou a queda do treinador. Ivan Juric foi demitido pela direção do clube, encontrando a solução Andrea Mandorlini, treinador com passado associado ao Inter de Milão como jogador que já orientou Atalanta, Sassuolo e Hellas Verona. Após a partida no Stadio Adriatico, segundo a agência ANSA, cerca de 200 adeptos bloquearam a saída do autocarro, demonstrando o seu descontentamento à equipa.

Ninguém vacila na frente

Foto: " Tulio M. Puglia/Getty Images"

Foto: ” Tulio M. Puglia/Getty Images”

De entre as equipas que integram a parte cimeira da tabela, a Juventus foi a primeira a entrar em cena, na noite de sexta-feira, em virtude do compromisso europeu frente ao FC Porto agendado para quarta-feira. Frente ao Palermo, a líder e pentacampeã italiana conquistou uma vitória relativamente tranquila por quatro a bolas a uma com golos de Claudio Marchisio (de volta à melhor forma), Gonzalo Higuaín e Paulo Dybala (2). “La Joya” voltou aos golos frente à equipa que lhe abriu as portas do futebol europeu, isto na semana em que anunciou que vai renovar com a “Vecchia Signora”.

De goleada em goleada, a AS Roma continua imparável, demonstrando que é uma das equipas em melhor forma nas principais ligas europeias. Depois da goleada imposta ao Villarreal (0-4) no El Madrigal que praticamente assegura o acesso aos oitavos da Liga Europa, o conjunto da capital voltou a brilhar ao aplicar nova chapa quatro, desta feita ao Torino, adversário frente ao qual tinha perdido na primeira volta. Edin Dzeko, Mohamed Salah, Leandro Paredes e Radja Nainggolan fizeram os golos romanos, isto numa partida em que os comandados de Luciano Spalletti procuraram encerrar a questão desde cedo sob pena de perderem cadência com o avançar do relógio, consequência do desgaste acumulado na partida disputada em Espanha.

O Nápoles foi o único integrante do pódio que jogou fora de portas nesta 25ª ronda da Série A. Derrotado no Bernabéu a meio da semana por três bolas a uma, o Nápoles venceu pelos mesmos números na deslocação ao Marc Antonio Bentegodi, em Verona, para defrontar o Chievo. Os golos dos pupilos de Maurizio Sarri foram apontados por Insigne, Hamsik e Ziélinski, isto numa tarde em que o polaco Arkadiusz Milik, de volta à ação após ausência prolongada, entrou em campo a cerca de 20 minutos de fim para continuar a ganhar ritmo.

Paulo Sousa derrotado em Milão

A Fiorentina treinada por Paulo Sousa perdeu terreno na luta pelo apuramentos para as competições europeias da próxima temporada. Em San Siro, frente ao AC Milan que é adversário direto na luta pelo acesso europeu, o conjunto “Viola” entrou a perder ao consentir um golo de Juraj Kucka, igualou a contenda volvidos quatro minutos por intermédio de Nikola Kalinic, mas Gerard Deulofeu, reforço de inverno milanês, colocou a equipa da casa novamente na frente. O marcador não mais se alteraria e o resultado seria assumiria ainda mais negatividade para a Fiorentina em virtude dos triunfos dos principais concorrentes. A Lazio venceu em Empoli (1-2), o Inter arrancou uma vitória a ferros em Bologna por 0-1 graças a um golo de Gabriel Barbosa e a Atalanta cumpriu com a obrigação ao vencer o modesto Crotone em casa, embora pela margem miníma (1-0).

Boas Apostas!