Girona – Barcelona (La Liga)
O Girona e o Barcelona colocam-se frente a frente este domingo no Estadi Montilivi, num desafio a contar para a 21ª jornada da La Liga. O Girona apresenta-se aqui num péssimo momento de forma, não conseguindo vencer desde o final de Novembro para o campeonato espanhol, e agora acolhe aqui o seu poderoso vizinho. Do outro lado apresenta-se um Barcelona que vem de uma derrota diante do Sevilla para a Taça do Rei, mas que se mantém isolado no topo da tabela do campeonato espanhol.
O Girona ocupa o 12º lugar com 24 pontos, fruto de 5 vitórias, 9 empates e 6 derrotas, com parciais de 23 golos marcados e 26 golos sofridos. A equipa chega aqui na ressaca de uma derrota em terreno do Real Madrid (4-2) para a Taça do Rei, na 1ª mão dos quartos de final da prova, já que conseguiu eliminar o Atlético de Madrid na etapa anterior. No que diz somente respeito ao seu momento no campeonato espanhol, a equipa catalã não venceu nenhum dos últimos 7 jogos consecutivos, com a sua última vitória registada a ser em terreno do Espanyol (1-3) na 13ª jornada da prova, ainda a 25 de Novembro.
Nem mesmo em casa a equipa tem conseguido somar o máximo de pontos por jogo, vencendo apenas 2 dos 10 jogos do campeonato, perdendo 3, contabilizando 11 golos marcados e 14 golos sofridos. Além disto, o Girona empatou todos os últimos 4 jogos aqui disputados no campeonato. Com Mojica, Aday Benítez, Patrick Roberts e Carles Planas de fora, e a 2ª mão da Taça do Rei por disputar para a semana, as coisas começam a complicar-se para os lados de Eusebio Sacristán.
Onze Provável: Bounou – Espinosa, Juanpe e Alcalá – García, Pons, Fernández e Porro – Portu, Stuani e García.
O Barcelona, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 46 pontos, fruto de 14 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, com parciais de 56 golos marcados e 21 golos sofridos. O técnico Ernesto Valverde optou por rodar a meio da semana, para a 1ª mão dos quartos de final da Taça do Rei, e acabou por sair derrotado em terreno do Sevilla (2-0), complicando as contas para a qualificação e obrigando a equipa a realizar uma grande exibição na 2ª mão a disputar na próxima semana. Para o campeonato, o Barça venceu os últimos sete jogos consecutivos e é líder isolado na tabela de classificação geral, contando com 5 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, e contabilizando apenas 1 derrota nos últimos 14 jogos consecutivos, com esta a ter chegado em casa às mãos do Real Betis na 7ª jornada da prova, ainda em finais de Setembro.
Fora de portas, o Barça conta já com 9 jogos disputados para o campeonato, vencendo 6 e perdendo apenas 1, contabilizando 20 golos marcados e 8 sofridos. Ainda assim a equipa tem subido de forma na condição de visitante, venceu os últimos três consecutivos onde apontou 11 golos e concedeu apenas 1. Depois de ter descansado Messi e Busquets a meio da semana, Valverde não irá hesitar em lançar estes dois elementos logo de início, procurando alcançar uma margem confortável no marcador, e mais tarde gerir o resultado e descansando alguns elementos a pensar na 2ª mão da Taça do Rei com o Sevilla. Dembélé, Rafinha e Umtiti estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Stegen – Roberto, Piqué, Lenglet e Alba – Busquets, Arthur e Rakitic – Messi, Suárez e Coutinho.
O Girona tem atravessado um péssimo momento de forma no campeonato espanhol e recebe aqui o poderoso vizinho Barcelona, que atravessa um grande momento no campeonato espanhol. Tendo em conta que as duas equipas têm Taça do Rei para a semana, e que o Barcelona procura dar a volta na recepção ao Sevilla, é de esperar que o Barça entre a todo o gás procurando um resultado confortável desde cedo, de modo a poder gerir o esforço no resto da partida.