Girona – Athletic Bilbao (La Liga)
O Girona e o Athletic Bilbao colocam-se frente a frente esta sexta-feira no Estadio Municipal de Montilivi, num desafio a contar para a 29ª jornada da La Liga. O conjunto catalão parece ter subido de rendimento depois de atravessar uma fase bastante negra no campeonato espanhol, e entrou na pausa para jogos de selecções depois de uma vitória fora de portas. Do outro lado chega um Athletic Bilbao em boa forma e que não parece o mesmo Bilbao que começou a temporada, com a chega de Gaizka Garitano ao leme da equipa provar-se fundamental.
O Girona ocupa o 12º lugar com 34 pontos, fruto de 8 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, com parciais de 31 golos marcados e 37 golos sofridos. O Girona atravessou uma fase terrível no campeonato espanhol onde esteve 10 jogos consecutivos sem somar uma única vitória na prova, da 14ª à 23ª jornada, e só a partir daí, nos últimos 5 jogos que disputou, conseguiu subir de forma, vencendo o Real Madrid (1-2), empatando na recepção à Real Sociedad (0-0), vencendo o Rayo Vallecano (0-2), perdendo na recepção ao Valencia (2-3) e, na última jornada, venceu o Leganés (0-2).
Curiosamente, em casa é onde os catalães apresentam piores resultados, venceram apenas 2 dos 14 jogos aqui disputados no campeonato, perdendo 6 deles. A última vez que o Girona venceu em casa num jogo do campeonato foi a 27 de Outubro na recepção ao Rayo Vallecano na 10ª jornada da prova. Desde aí que se disputaram 8 desafios, dos quais empatou 5 e perdeu 3. Fica então por ver como irá regressar o Girona da pausa para competições internacionais, e se conseguirá dar aqui um presente aos seus adeptos. Mojica e Douglas Luiz estão de fora, ambos lesionados.
Onze Provável: Bounou – Porro, Juanpe, Alcalá e García – Pons, Granell e García – Portu, Stuani e García.
O Athletic Bilbao, por sua vez, ocupa o 9º lugar com 37 pontos, fruto de 8 vitórias, 13 empates e 7 derrotas, com parciais de 28 golos marcados e 31 golos sofridos. Depois de vencer apenas 1 dos primeiros 14 jogos do campeonato espanhol, passando mesmo algumas jornadas na zona de relegação, a direcção do clube tomou a decisão de demitir Eduardo Berizzo e passou à contratação de Gaizka Garitano, e desde que o treinador comanda a equipa basca que esta perdeu apenas duas vezes nos 14 jogos disputados sob os seus comandos. Recentemente, o Bilbao venceu o Huesca (0-1) e o Eibar (1-0), perdeu contra o Valencia (2-0), empatou na recepção ao Espanyol (1-1), e na última jornada, venceu o Atlético de Madrid (2-0).
Fora de portas não é como os Leones se sentem mais à vontade e é onde perdem mais pontos, vencendo 2 dos 13 jogos disputados na prova, perdendo 5. No entanto, é importante referir que as únicas duas vitórias na condição de visitantes apenas chegaram após Gaizka Garitano assumiu o leme da equipa, tendo apenas perdido duas vezes. Iñaki Williams é a referência ofensiva da equipa, um avançado possante, perigoso dentro de área, tecnicamente dotado e muito perigoso no contra-golpe graças à seu velocidade. Yeray Álvarez, castigado, é baixa confirmada.
Onze Provável: Herrerín – Capa, Martínez, Nuñez e Yuri – García e José – Marcos, García e Muniain – Williams.
O Girona tem estado a realizar exibições muito decepcionantes nos seus domínios, a passo que o Bilbao tem subido de rendimento a jogar na condição de visitante desde que Gaizka Garitano assumiu o leme da equipa. É de prever um jogo um pouco fechado, com as duas equipas mais focadas no processo defensivo, mas com os Leones a deverem conseguir sair da Catalunha com pelo menos um ponto.