Gil Vicente – Braga (Liga NOS)
As equipas do Gil Vicente e do Sporting Braga têm encontro marcado para o início da noite deste domingo, no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos, a propósito da calendarização relativa à 32.ª e antepenúltima jornada da Liga NOS. Os comandados às ordens do treinador Ricardo Soares estão na luta pela manutenção, objetivo que poderá ficar em breve matematicamente confirmado, dependentemente do que os gilistas conseguirem nesta partida, bem como do que fizerem os seus rivais mais diretos. Já a equipa orientada por Carlos Carvalhal está em autêntica fase de descompressão, numa altura em que tem matematicamente confirmado o 4.º lugar e que olha para a 3.ª posição como uma autêntica miragem.
Análise Gil Vicente
A equipa do Gil Vicente tem feito um campeonato relativamente equilibrado na luta pela permanência e chega a esta antepenúltima ronda da Liga NOS a ocupar o 11.º lugar da tabela de classificação geral, com registo de 35 pontos, cinco acima dos lugares de descida e com atraso de um ponto para o Tondela. Em 31 encontros de campeonato, o grupo orientado pelo treinador Ricardo Soares somou um total de 10 vitórias, cinco empates e 16 derrotas, com 29 golos marcados e 39 golos sofridos.
Na última jornada, o Gil Vicente conseguiu somar os três pontos na deslocação até à ilha da Madeira, onde venceu o Marítimo, rival direto na luta pela manutenção, por 1-0. Um triunfo que deixou a equipa de Ricardo Soares mais perto de poder confirmar em breve a manutenção e que reforçou os seus índices de confiança, visto que o Gil Vicente vinha numa série de três jogos consecutivos sem ganhar, onde somou apenas um ponto (empate, a 0-0, com o Farense) em nove possíveis (além de derrotas contra Famalicão, 0-3, e Belenenses, 1-2).
Onze provável: Denis – Pereira, Nogueira, Rodrigão, Talocha – Carvalho, Mineiro, Pedrinho – Leautey, Lino, Lourency
Análise Braga
A equipa do Braga passou boa parte deste campeonato a tentar lutar pelo apuramento para a Liga dos Campeões, objetivo que está praticamente perdido à entrada para a antepenúltima jornada da Liga NOS. Na 4.ª posição da tabela de classificação geral, o conjunto orientado por Carlos Carvalhal segue com 59 pontos de registo, oito atrás do Benfica e 10 à frente do Paços de Ferreira, tendo já por isso confirmado, de forma matemática, o apuramento para a Liga Europa 21/22. Em 31 jogos, os minhotos somaram 18 vitórias, cinco empates e oito derrotas, com 50 golos marcados e 31 golos sofridos.
Nesta reta final do campeonato, a equipa do Braga tem sentido grandes dificuldades para manter o nível exibicional que demonstrou outrora, o que tem tido um reflexo notório no tipo de resultados somados. Assim, nos últimos nove jogos, a equipa de Carvalhal venceu apenas por duas vezes, sendo que chega a este jogo após três partidas seguidas sem ganhar. Depois das derrotas na receção ao líder Sporting (0-1) e na visita ao aflito Marítimo (0-1), o Braga dividiu os pontos em disputa com o Paços de Ferreira (1-1) na última jornada.
Onze provável: Matheus – Silva, Tormena, Sequeira – Esgaio, Musrati, Fransérgio, Galeno – Piazon, Ruiz, Gaitán
Dica de Prognóstico
A previsão é a de um jogo bastante equilibrado em termos de perigo efetivo criado por ambas as equipas, uma vez que o Braga até deverá conseguir dominar nos aspetos da manutenção da posse de bola e da iniciativa de jogo ofensivo, prevendo-se, no entanto, alguma dificuldade para desmontar a organização defensiva deste Gil Vicente, que costuma apresentar-se bastante sólido, sobretudo a jogar em casa. Mais motivado na luta pela permanência, o grupo de Ricardo Soares terá pela frente uma equipa abatida em termos anímicos e que tem mostrado alguma vulnerabilidade em termos defensivos, especialmente na abordagem à transição defensiva. Espera-se, por isso, que os gilistas consigam vir a criar algumas oportunidades de golo, pelo que o melhor investimento será a favor de Gil Vicente Marca Mais de 0,5 golos, mercado cotado a 1.50 na Betclic.