A 13ª jornada da La Liga colocou frente a frente as duas melhores equipas espanholas da actualidade, Valencia e Barcelona, que num encontro bem disputado terminou em igualdade no marcador. Já o Real Madrid conseguiu voltar a vencer, ainda que tenha sido uma vitória sofria, enquanto que o Atlético de Madrid goleou em casa do Levante.

Moreno e Alba foram os homens dos golos

Com este golo, Moreno torna-se o 4º melhor marcador do campeonato, com apenas 1 golo a menos que Bakambu e Zaza.

Com este golo, Moreno torna-se o 4º melhor marcador do campeonato, 8 tentos assinalados.

Este era o jogo mais esperado do campeonato espanhol, no qual o líder Barcelona viajou até casa do seu maior rival desta temporada e onde conseguiu um difícil empate. No primeiro tempo do encontro pouca coisa se viu pelo Valencia, com a 1ª parte a ser absolutamente dominada pelos catalães que ainda viram acontecer uma enorme polémica aos 29 minutos, com Messi a rematar à figura de Neto, que tentou encaixar a bola e acabou por deixa-la fugir por entre as pernas, acabando mesmo entrar na baliza. Contudo, o quarteto de arbitragem não validou o golo e mandou seguir.

O jogo acabou por ir para o intervalo ainda sem golos. No segundo tempo apareceu um Valencia de cara lavada e muito mais perigoso, que deixou o Barcelona perplexo o suficiente para criarem algumas oportunidades, primeiro por Zaza, desviada para fora, a seguir por Gonçalo Guedes defendida por ter Stegen. Foi então aos 59 minutos que chegou o primeiro golo, com o Valencia a fazer aquilo que faz melhor, transições rápidas para a frente, Gonçalo Guedes aguentou a bola na frente, Gayá passou nas costas, o português entregou-lhe o esférico e o lateral cruzou rasteiro ao primeiro poste, com Rodrigo Moreno a desviar para golo e a desbloquear o marcador.

Pouco depois fica ainda uma grande penalidade por assinalar a favor do Valencia, com Semedo a cometer falta sobre Guedes. Ainda assim, o Barcelona teve uma inesperada reação enérgica a este golo e partiu em busca do empate, alcançando-o aos 81 minutos com um passe magistral de Messi a picar a bola por cima da linha defensiva do Valencia e a pingar no pé de Jordi Alba, que de primeira estabeleceu novamente a igualdade da partida. O encontro acabou por chegar ao fim, e as contas na tabela permaneceu iguais para estes dois conjuntos, com o Barça a liderar com 4 pontos de vantagem sobre o Valencia, e com os Che também com 4 pontos de vantagem sobre o Real Madrid e Atletico de Madrid. Nota ainda para Guedes, que chegou ao fim do jogo com uma fissura no pé, tendo agora que ser submetido a cirurgia.

Ronaldo carimba vitória sofrida em Bernabéu

Depois da Champions, a dupla atacante voltou a marcar.

Depois da Champions, a dupla atacante voltou a marcar.

Depois da goleada ao APOEL, o Real Madrid precisava de dar continuidade às vitórias no campeonato espanhol para aproveitar um possível deslize do Barcelona em casa do Valencia. Assim o fez, ainda com alguma dificuldade na recepção ao Malaga. Depois de duas ameaças logo aos primeiros 5 minutos, os Merengues desbloquearam o marcador logo aos 8 minutos, com Marcelo a cruzar longo, para o segundo poste, onde apareceu Ronaldo que cabeceou contra a barra, ressaltando para Benzema que não teve dificuldade em encostar com a baliza praticamente toda a aberta.

A festa madrilena durou pouco tempo, com o Málaga a igualar a partida pouco depois, aos 17 minutos, com Diego Rolán a receber mum cruzamento de Keko e, incrivelmente sem oposição, a dominar a bola de peito e a rematar para o fundo das redes, tudo isto dentro da grande área, ficando à vista mais uma enorme falha defensiva madrilena. Ainda assim, Casemiro voltou a dar a vantagem aos Blancos aos 20 minutos, através de um canto batido por Kroos.

Seguiram-se várias oportunidades no restante tempo da primeira parte, principalmente pelo Real Madrid. Com o começo da segunda parte, o Málaga não precisou muito mais que 10 minutos para voltar a igualar o jogo. Jordi Castro faz então o 2-2 com um forte remate fora de área. Contudo, já perto do final do jogo, Modric sofre uma grande penalidade. Ronaldo foi chamado a marcar o castigo máximo, Roberto defende o pênalti mas o português não falhou na recarga. Com estes 3 pontos, e com o empate do Barcelona, o Real Madrid fica a 4 pontos do 2º lugar, e a 8 do líder Barcelona.

Outras curtas da jornada:

  • Atlético de Madrid goleia em casa do Levante, por 0-5.
  • Grande reviravolta Sevillista no El Madrigal garante 3 pontos, com o Villarreal a ter estado a vencer por 2-0, e com o jogo a acabar 2-3.
  • Eibar soma a 2ª vitória consecutiva e fica agora seguro quanto aos lugares de despromoção.
  • Real Sociedad perde oportunidade de chegar ao 6º lugar com empate por 2-2 na recepção ao Las Palmas

Boas Apostas!