Foi ao fim de 54 anos que o Hamburgo desceu pela primeira vez de divisão, perdendo o estatuto de única equipa a nunca ter disputado todas as edições da Bundesliga desde que esta foi criada, em 1963/64. O FC Koln junta-se ao Hamburgo na descida de divisão, enquanto que o Wolfsburg ainda tem uma hipótese de salvação, já que disputa o play-off de despromoção contra o Holstein Kiel.

Dinossauro cai ao fim de 54 anos

O choque da relegação foi tão grande que os adeptos lançaram várias tochas e outros materiais pirotécnicos para o relvado.

O choque da relegação foi tão grande que os adeptos lançaram várias tochas e outros materiais pirotécnicos para o relvado.

O Hamburgo era a única equipa até aos dias de hoje a ter disputado todas as edições da Bundesliga desde 1963/64, altura em que foi adoptado o novo modelo da competição. Esse feito era motivo de orgulho para o clube, algo tão importante que no topo de uma das bancadas do Volksparkstadion está colocado um placard que indica os anos, os dias, as horas, os minutos e até os segundos que a equipa resistiu à descida de divisão. Contudo, ao fim de 54 anos, e numa altura em que já dependia de terceiros, a relegação foi inevitável e a equipa está fora da Bundesliga na próxima época.

A sete jornadas do fim, o técnico Christian Titz assumiu os comandos da equipa, substituindo Bernd Hollerbach, e ainda trouxe alguma esperança à equipa. Contudo, na última jornada do campeonato os Dinossauros já dependiam de terceiros para evitar a relegação, e apesar de terem batido o Borussia M’Gladbach, a vitória do Wolfsburg sobre o já despromovido FC Koln reduziu as suas esperanças a zero.

O FC Koln, por sua vez, realizou uma temporada muito abaixo das expectativas e apesar de ainda ter dado alguns sinais de luta, não conseguiu evitar o último lugar. Quem ainda tem hipótese de salvação é o Wolfsburg, que com a vitória por 4-1 na última jornada, não só condenou o Hamburgo à descida de divisão, como manteve viva a esperança de se manter na Bundesliga na próxima temporada, tendo que disputar o play-off de despromoção contra o Holstein Kiel.

O primeiro hexa da Bundesliga

Bayern de Munique, o primeiro hexacampeão alemão.

Bayern de Munique, o primeiro hexacampeão alemão.

O Bayern de Munique sagrou-se hexacampeão alemão na 29ª jornada, festejando o inédito título com uma vitória por 4-1 em casa do Augsburg, tornando-se a primeira equipa da história da Bundesliga a conseguir conquistar 6 campeonatos consecutivos. Jupp Heynckes foi peça fundamental para atingir este feito, tendo assumido a equipa em Outubro, ocupando o posto de Carlo Ancelotti, numa altura em que a equipa estava em 2º lugar a 5 pontos do líder na altura Borussia Dortmund, e terminou a temporada com 21 pontos acima do 2º classificado, Schalke 04. Importa referir que Jupp Heynckes tinha conquistado o 1º título do hexacampeonato, em 2012/13, e este foi 8º título do técnico alemão ao serviço do Bayern de Munique, 4 títulos como jogador e 4 como treinador.

Champions e Liga Europa

A luta pelo acesso às competições europeias foi extremamente fogosa, com a qualificação à Liga dos Campeões e Liga Europa a ter sido apenas fechada na última jornada. O Schalke garantiu o 2º lugar e consequente acesso à Liga Milionária na 33ª jornada, conseguindo a melhor classificação dos últimos 8 anos, e conquistando o 2º lugar pela primeira vez desde 2009/10, naquela que foi a primeira temporada de Domenico Tedesco como treinador da equipa. Além disto, o Schalke terminou com 63 pontos, a melhor pontuação da equipa nos últimos 10 anos.

Hoffenheim marca a primeira presença de sempre na Liga dos Campeões.

Hoffenheim marca a primeira presença de sempre na Liga dos Campeões.

O Hoffenheim, por sua vez, consegue um inédito 3º lugar no campeonato alemão e vai estrear-se na Liga dos Campeões, carimbando esta histórica presença na Liga Milionária com uma vitória por 3-1 sobre o Borussia Dortmund, que ficou como 3º classificado e também participa, mais uma vez, na Champions. Quanto aos escolhidos a integrar a Liga Europa surge o Bayer Leverkusen, que por pouco não conseguiu alcançar os lugares de acesso à Liga dos Campeões, ficando com o mesmos 55 pontos que o 4º classificado Borussia Dortmund. A outra vaga de acesso à 2ª competição mais importante da UEFA ficou ocupada pelo Leipzig, que conseguiu isto graças à goleada imposta em casa do Hertha Berlim, onde venceu por 6-2, pois caso tivesse falhado em vencer, qualquer outro resultado garantiria a presença ao Stuttgart, que venceu em casa do Bayern de Munique.

Boas Apostas!