França – Croácia (Liga das Nações)
Reedição da final do Mundial 2018 nesta fase de grupos da Liga das Nações 2020/21. França e Croácia, nações com sortes totalmente distintas na jornada inaugural, medem forças nesta segunda ronda da competição.
Análise França
A nação campeã do mundo estreou-se na Liga das Nações 2020/21 com uma vitória. Na deslocação à Suécia, a França cumpriu com os serviços mínimos e triunfou por uma bola a zero, almejando assim os primeiros três pontos na competição. Após a vitória em solo nórdico, a equipa francesa ambiciona somar nova vitória, sabendo desde já que não poderá contar com o autor do tento que definiu a partida em solo sueco: Kylian Mbappé, jovem que testou positivo à COVID-19 e se tornou no quarto elemento privado de ir a jogo devido à infeção, além de Mandanda, Pogba e Aouar. A seleção francesa perde um jogador diferenciado, indiscutivelmente um dos melhores do mundo, mas não deixa de ser favorita à vitória aqui. Exige-se mais a esta seleção do que aquilo que produziu na Suécia, é certo, mas a expectativa é a de que consiga conquistar a vitória com maior ou menor dificuldade, até porque qualidade é o que não falta na lista escolhida por Didier Deschamps. Na ausência de Mbappé, Ben Yedder e Martial deverão ser dupla na frente, apoiados de perto por Griezmann, pelo que a qualidade na frente gaulesa é mais que óbvia. Neste desafio, Deschamps deverá continuar a privilegiar a aposta num sistema com três defesas próximo de um 1x3x4x1x2, à semelhança do que aconteceu na visita a solo sueco.
Onze provável: Lloris, Upamecano, Lenglet, Hernández, Sissoko, Mendy, Nzonzi, Kanté, Griezmann, Martial, Ben Yedder
Análise Croácia
A seleção croata desiludiu bastante na visita ao Dragão para medir forças com a seleção portuguesa. Mesmo privada de referências como Luka Modric ou Ivan Rakitic, exigia-se mais à atual vice-campeã do mundo que foi dominada ao longo dos 90 minutos da partida e nunca demonstrou capacidade para contrariar a tendência que se verificava. A goleada por quatro bolas a uma espelha a superioridade exercida pela seleção portuguesa ao longo dos 90 minutos e é um dado adquirido que caso se exiba ao mesmo nível nesta ida até França, a equipa “Vatreni” passará por novo dissabor.
Permeável do ponto de vista defensivo e a “anos luz” da capacidade coletiva e individual que costuma denotar no ataque, a equipa croata precisa de responder já neste desafio, até porque uma nova derrota poderá hipotecar em definitivo as suas hipóteses na competição. Ainda que o envolvimento nesta Liga das Nações seja entendido, fundamentalmente, como uma forma de preparar o Euro 2020, a Croácia está obrigada a deixar uma imagem bem melhor do que aquela que evidenciou frente a Portugal, sendo que nem a ausência de Rakitic (e sobretudo) Modric justifica a parca produção e uma equipa que reúne imenso talento em todos os sectores, sobretudo do meio-campo para a frente. O conjunto croata deverá ir a jogo num sistema próximo de um 1x4x2x3x1 com a frente entregue a Rebic, Perisic, e Petkovic (autor do golo no Dragão) com Pasalic a apoiar nas costas do ponta-de-lança.
Onze provável: Livakovic, Jedvaj, Lovren, Vida, Barisic, Kovacic, Brozovic, Pasalic, Rebic, Perisic, Petkovic
Dica de Prognóstico
A França não esteve ao seu melhor nível na visita à Suécia, mas esta Croácia deixou sinais preocupantes em Portugal. Os gauleses são favoritos ao triunfo mesmo privados de Mbappé e estamos em crer que conseguirão cumprir com esse objetivo.