Palmeiras e Vasco da Gama em festa. Os dois emblemas que atuaram fora de portas na primeira mão da final dos respetivos Estaduais conseguiram triunfar. A vantagem é mínima tanto para o “Verdão” como para o “Gigante da Colina”.
Em São Paulo, o Palmeiras impôs-se na visita ao terreno do campeão Corinthians e levou a melhor por uma bola a zero. Um golo apontado pelo colombiano Miguel Borja logo aos sete minutos sentenciou o desafio. Os donos da casa só se podem queixar de si mesmos e da falta de eficácia frente à baliza adversária: o “Timão” desperdiçou várias ocasiões de golo, sobretudo no primeiro tempo e não foi capaz de ultrapassar Jaílson Santos.
O primeiro tempo do desafio terminou com uma “briga” entre atletas de ambas as equipas que culminou com as expulsões de Clayson e Felipe Melo, mas a segunda parte seria surpreendentemente mais calma que a primeira. O Corinthians esteve sempre mais subido na tentativa de condicionar o adversário logo no meio-campo contrário, mas não dispôs de tantas ocasiões quanto na primeira parte. O Palmeiras, em vantagem, foi praticamente uma nulidade em termos ofensivos, resignando-se a defender a vantagem no marcador.
Vasco da Gama à última da hora
Até ao último suspiro. O Vasco da Gama voltou a derrotar o Botafogo nesta edição do campeonato Carioca e fê-lo novamente à custa de muito sofrimento. Num jogo típico desta fase da época, aberto e com vários erros de parte a parte, as duas formações entraram em campo “ligadas à corrente” e, no final da primeira etapa, o marcador já assinalava um empate a duas bolas- golos de Renatinho e Brenner para o Bota, “bis” de Pikachu a favor do Vasco. O início da segunda parte parecia indiciar que a toada se manteria, porém, foi apenas “fogo de vista”. As duas equipas abrandaram, esmoreceram em termos ofensivos, o ritmo foi caindo e o número de ocasiões de parte a parte também. O grande momento da partida estava reservada para os últimos instantes. O emblema “cruz-maltino” conquistou um pontapé de canto e, após um desvio de Erazo ao primeiro poste, Andrés Ríos encostou para o triunfo do Vasco da Gama por três bolas a duas, dando azo à festa da sua “torcida” no Maracanã e ficando a um passo de voltar a conquistar o título Estadual.
Os encontros que definirão os campeões Paulista e Carioca estão marcados para o próximo dia 8 de abril. Palmeiras e Vasco da Gama, equipas que jogarão na condição de visitadas têm a “faca e o queijo na mão” para erguerem os respetivos troféus.
Boas Apostas!