Fluminense – Vasco (Brasileirão)
Numa partida que representa a realização de um “clássico” carioca, agendada para o início da noite do próximo sábado, em Portugal, as equipas do Fluminense e do Vasco da Gama vão medir forças pela 6.ª jornada da Série A do Brasileirão, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, à porta fechada. A formação orientada por Odair Hellmann vai a jogo altamente moralizada, depois da reviravolta obtida na Copa do Brasil diante do Figueirense, há dois dias atrás, mas terá pela frente o conjunto liderado por Ramon Menezes, que também atravessa um belo momento de forma, apurou-se igualmente na Taça e prossegue colado no topo da classificação do Brasileirão num início que tem superado as expectativas da formação do Vasco.
Análise Fluminense
Não obstante não ter argumentos teóricos para lutar por um objetivo de topo nesta edição da Série A, o Fluminense tem conseguido uma campanha globalmente equilibrada e até interessante ao longo das primeiras cinco jornadas do campeonato brasileiro. À entrada para a 6.ª jornada, a formação tecnicamente comandada por Odair Hellmann ocupa a 7.ª posição do quadro de classificação geral, com os mesmos sete pontos do Santos, Bahia e Grêmio. Em cinco partidas, o registo do “Flu” é de duas vitórias, um empate, duas derrotas, cinco golos marcados e igual número de golos sofridos.
O início de campanha para o Fluminense não correu de forma positiva, já que, nas duas primeiras jornadas, a formação do Rio de Janeiro perdeu fora com o Grêmio (1-0) e não fez melhor do que empatar (1-1) na receção ao Palmeiras. Certo é que, depois disso, nos últimos quatro jogos, o registo do Fluminense é de três vitórias e apenas uma derrota, que aconteceu há duas jornadas, na visita ao terreno do RB Bragantino (2-1). Na última ronda, o grupo de Hellamnn surpreendeu, ao conseguir vencer fora diante do favorito Athlético-PR (0-1), tendo somado a segunda vitória consecutiva, na passada quarta-feira, ao golear na receção ao Figueirense (3-0), em jogo relativo à segunda-mão dos 32-avos-de-final da Taça do Brasil.
Onze provável: Muriel – Húdson, Claro, Nino, Egídio – Araújo, Dodi, Ganso – Marcos Paulo, Evanilson, Nenê
Análise Vasco
Sem capacidade financeira para lutar por um objetivo que encaixe bem no histórico que o clube possui, o Vasco da Gama tem superado muito bem as dificuldades neste arranque de temporada e tem sido mesmo uma das mais agradáveis surpresas nas primeiras cinco jornadas do Brasileirão. À entrada para a jornada 6, os cariocas só disputaram quatro partidas, têm um jogo de atraso em relação à maioria das equipas, mas a verdade é que, mesmo assim, ocupam um entusiasmante 2.º lugar na classificação geral, com os mesmos 10 pontos do São Paulo, apenas dois atrás do líder Internacional, que até tem cinco jogos realizados, ou seja, mais um que o Vasco. Em quatro jogos, o registo do conjunto liderado por Ramon Menezes é de três vitórias, um empate e zero derrotas, com sete golos marcados e um golo sofrido.
Sem derrotas desde o período que antecedeu a interrupção forçada do futebol brasileiro devido à pandemia, impressiona mais ainda o incrível desempenho de seis vitórias e um empate nas sete partidas que o Vasco realizou desde a retoma da competição no Brasil. Depois de vencer Sport Recife (2-0), São Paulo (2-1) e Ceará (0-3), o Vasco perdeu os primeiros pontos na última jornada do campeonato, ao empatar (0-0) na receção ao Grêmio. Na madrugada da última quinta-feira, a equipa de Ramon Menezes precisou das grandes penalidades, mas levou a melhor sobre o Goiás (vitória por 1-2 no tempo regulamentar), garantido o apuramento nos 32-avos-de-final da Taça do Brasil.
Onze provável: Miguel – Pikachu, Castán, Ricardo, Henrique – Benítez, Bastos, Carlinhos – Araújo, Cano, Magno
Dica de Prognóstico
Apesar de ambas as equipas não terem força teórica para lutar pelos primeiros lugares da Série A, a verdade é que Fluminense e, especialmente, Vasco da Gama têm superado de forma bastante positiva as expectativas neste início de campeonato. Ambas as equipas poderão não estar ao melhor nível, em termos físicos, devido à presença na Taça do Brasil, o que poderá comprometer a eficiência defensiva de ambas, num jogo que se prevê disputado e com muita sede de vitória de parte a parte. Pela força ofensiva que ambas as equipas têm tido nestas primeiras jornadas, será uma boa opção o investimento no mercado de Mais de 1,5 golos no jogo, cotado a 1.38 na Bet.pt.