Fluminense – Chapecoense (Brasileirão Série A)
A 11ª jornada do Brasileirão 2017 termina no estádio Giulite Coutinho, no Rio de Janeiro. Em confronto vão estar Fluminense e Chapecoense, dois emblemas que a meio da semana entraram em campo para disputarem partidas relativas à 2ª fase preliminar da Copa Sul-Americana.
O Fluminense volta à ação para o campeonato brasileiro depois da goleada imposta ao Universidad Catolica de Quito (4-0), em encontro relativo à primeira mão da 2ª fase preliminar da Copa Sul-Americana 2017. Para além de praticamente sentenciar a eliminatória e dar margem de manobra para a partida da segunda mão, na altitude equatoriana, o “Flu” manteve os indíces de confiança. A formação treinada por Abel Braga tem sido irregular nesta etapa inicial do campeonato brasileiro, algo que tem sucedido devido ao elevado número de lesões no plantel e à juventude de vários elementos que o compõem.
A equipa Carioca não perde há quatro jogos e na 10ª jornada do campeonato brasileiro foi empatar a uma bola ao Morumbi, com o São Paulo. Atendendo à quantidade de oportunidades de que dispôs à boca da baliza do guarda-redes Renan Ribeiro, o Fluminense esteve sempre mais perto da vitória que os donos da casa.
A lista de ausências continua a ser longa. Junior Sornoza, Pierre, Wellington Silva, Douglas, Renato Chaves e Gum seguem de fora por lesão, enquanto Henrique Dourado permanece em duvida.
Onze Provável: Júlio César, Lucas, Reginaldo, Henrique, Mascarenhas, Wendel, Orejuela, Scarpa, Richarlison, Calazanas, Dourado
A Chapecoense chega ao Rio de Janeiro na sequência de quatro derrotas consecutivas. Após três desaires frente a Botafogo (0-2), Flamengo (5-1) e Atlético Mineiro (1-0) para o campeonato brasileiro, a formação de Chapecó não foi capaz de pôr fim a má fase que atravessa na 2ª fase preliminar da Copa Sul-Americana, ao perder na deslocação à Argentina para defrontar o Defensa y Justicia (1-0). O golo que deu a vitória aos donos da casa, marcado já em tempo de compensação, constituiu mais um duro golpe na confiança da equipa Catarinense.
O início de época foi promissor e a Chapecoense até chegou a liderar o campeonato brasileiro, porém, de momento, a realidade é bem diferente e a equipa de Vágner Mancini precisa urgentemente de colocar um ponto final à fase que atravessa. Nos últimos sete jogos, averbou seis derrotas e só foi capaz de se superiorizar na receção ao Vasco da Gama (2-1). Neste campeonato brasileiro, a jogar fora de portas, a Chape só pontuou no Mineirão, ao vencer o Cruzeiro por dois golos sem resposta.
Nathan, João Pedro, Moisés Ribeiro e Osman Junior permanecem entregues aos cuidados do departamento clínico. Luis Seijas e Luiz Antônio, jogadores que não foram titulares frente ao Defensa y Justicia, devem regressar ao onze.
Onze Provável: Jandrei, Apodi, Ramos, Otávio, Reinaldo, Antônio, Girotto, Seijas, Rossi, Arthur, Paulista
O histórico recente é favorável à Chapecoense, formação que venceu quatro dos últimos cinco embates com o Fluminense – o quinto jogo terminou com um nulo no marcador. A estatística vale o que vale e, à entrada para esta partida, é o Fluminense quem aparenta estar melhor preparado para conquistar os três pontos.