Real Madrid, CSKA Moscovo e Olympiacos confirmaram a sua presença na Final Four da Euroleague depois de terem terminado nos primeiros lugares da fase regular. Mas o Fenerbahce conseguiu superar o quinto lugar, deixando para trás o Panathinaikos e jogando em casa a disputa do título europeu de basquetebol. Foi um playoff que guardou boa parte da sua emoção para os confrontos onde estiveram envolvidas as equipas turcas, todas elas à procura de poder jogar nesta final que se realizará em Istambul.
CSKA Moscovo e Fenerbahce com domínio total
Duas equipas precisaram apenas de três jogos para garantir a sua presença na final e, curiosamente, um dos conjuntos a consegui-lo na margem mínima de tempo foi o Fenerbahce, que tinha terminado a fase regular em quinto lugar. Ora, esse posicionamento foi enganador, tendo em conta aquilo que se observou neste playoff.
Começando a jogar fora de casa, em Atenas, o Fenerbahce foi totalmente dominador dos acontecimentos logo no Jogo 1, com uma vitória por 13 pontos, repetida no Jogo 2, desta vez por uma margem mais curta, de apenas 5 pontos. A equipa do Panathinaikos ficou totalmente dependente daquilo que poderia fazer na visita a Istambul, mas foi fácil aperceber-se que se tratava já de um conjunto entregue ao seu destino, tendo também cedido no primeiro encontro no campo do rival.
O CSKA Moscovo nunca teve dúvidas da sua superioridade, apesar de uma série de encontros bastante mais equilibrados frente ao Baskonia. Só o primeiro encontro terminou com uma vantagem mais larga, de 8 pontos, sendo que os outros dois, em Moscovo e em Vitória, terminaram ambos com vitórias de apenas 2 pontos de diferença. Outra posição poderia ter permitido ao Baskonia dar alguma luta nestes playoffs. Mas o CSKA parece ser uma equipa que não treme.
O susto e o sofrer até ao fim
O Real Madrid precisou de ir ao quarto jogo para resolver as suas contas com o Darussafaka Dogus, que voltou a demonstrar, nestes playoffs, que não pode ser reduzido apenas ao conjunto que tem dinheiro e patrocínio da parte de um dos Premium Partners da Euroleague. A equipa turca voltou a mostrar condições para dar luta, apesar de alguma inexperiência a este nível, e depois de ter cedido no final do Jogo 1, ainda em Madrid, saiu a vencer do Jogo 2. A responsabilidade terá aumentado e o conjunto turco sofreu para se voltar a superar aos merengues. Ainda assim, derrotas por 7 e por 11 pontos fazem-nos sair da prova orgulhosos com o seu percurso.
Para o Olympiacos acabou por restar a tarefa mais complicada, já que foi a única equipa a necessitar de um Jogo 5 para fechar e confirmar a presença na Final Four. Depois de vencer o Jogo 1 por 15 pontos de vantagem, o Olympiacos cedeu em casa perante o Anadolu Efes. Da mesma maneira, perdeu o Jogo 3 na Turquia e viu-se em risco de falhar o apuramento, mas uma boa vitória no pavilhão adversário, por 12 pontos de vantagem, trouxe a decisão de volta a Atenas. No encontro decisivo, missão cumprida, apesar do sofrimento de fazer o Jogo 5.
A Final Four vai disputar-se a 19 e 21 de Maio, em Istambul, com o Fenerbahce a encontrar o Real Madrid e o Olympiacos a defrontar o CSKA Moscovo nas meias-finais.
Boas Apostas!