Figueirense – Palmeiras (Brasileirão Série A)
Dominadas por um sentimento de frustração em função dos resultados alcançados a meio da semana, as equipas de Figueirense e Palmeiras medem forças na 31ª jornada do Brasileirão 2016. O líder Palmeiras desloca-se ao Orlando Scarpelli par defrontar o “aflito” Figueirense.
A atual situação do Figueirense é preocupante. A equipa de Florianópolis está no 18º lugar da classificação com 32 pontos e a incapacidade de resposta perante este cenário de grande adversidade preocupa os adeptos. A estadia da equipa nos lugares que dão direito a relegação prolonga-se há demasiado tempo e tende a agudizar-se a cada jornada que passa. A meio da semana, o Figueirense empatou a zero no estádio Couto Pereira frente ao Coritiba – rival direto na luta pela permanência – e encurtou a distância face ao Internacional e ao Sport, emblemas que perderam os respetivos desafios. Sem vencer há três jornadas (duas derrotas e um empate), a “seca de golos” que assola o Figueirense também faz soar o alarme, uma vez que a equipa não marca um golo há 270 minutos.
As esperanças do Figueirense quanto à manutenção estão muito dependentes daquilo que a equipa conseguir fazer até final nos jogos em casa. Nos 15 jogos disputados no Orlando Scarpelli para o Brasileirão 2016, o Figueirense só perdeu duas vezes, frente ao Cruzeiro (1-2) e ao Botafogo (0-1).
Marquinhos Santos deverá promover alterações na equipa em relação ao último jogo, até porque Dodô e Ferrugem estão de volta à ação. Elicarlos, Jackson Caucaia e Bady permanecem lesionados.
Onze Provável: Fernández, Ayrton, Barbosa, Werley, Renato, Ferrugem, Dodô, Elvis, Lins, Rafael Moura
A diferença entre Palmeiras e Flamengo volta a estabelecer-se na margem miníma: Um ponto. A meio da semana, o Palmeiras empat
ou sem golos na rceção ao Cruzeiro e viu o concorrente “Fla” vencer o “clássico das multidões” frente ao rival Fluminense, encurtando a distância em relação ao primeiro lugar da tabela. A margem de manobra é reduzida e as duas equipas seguem com percursos quase “siameses” desde que a perseguição começou, conjuntura que nos permite perspetivar que a luta irá prolongar-se até final. A crítica defende que o calendário do Palmeiras tem um calendário mais acessível que o Flamengo até final, porém, nesta jornada, os dois candidatos encaram desafios com contornos semelhants frente a adversários que lutam pela subsistência entre a elite. O “Verdão” não pode subestimar a valia do Figueirense em casa e as estatísticas são taxativas quanto à força da equipa no Orlando Scarpelli.
Com a equipa praticamente na máxima força, o emblema Paulista esforçar-se-á por conquistar a terceira vitória consecutiva fora de portas, depois de já ter vencido o Santa Cruz (2-3) e o América Mineiro (0-2) ao domicílio. Embora também estejamos a falar de duas equipas que lutam pela subsistência, a verdade é que o Figueirense tem argumentos superiores aos dos dois adversários em questão e deverá criar maiores dificuldades ao Palmeiras.
Fernando Prass é a única baixa no Palmeiras, conjunto que já poderá contar com Yerry Mina, central colombiano que foi “poupado” na última partida após ter regressado da seleção.
Onze Provável: Jailson, Jean, Vitor Hugo, Yerry Mina, Egídio, Zé Roberto, Tchê Tchê, Moisés, Guedes, Dudu, Gabriel Jesus
O Palmeiras perdeu nas duas últimas deslocações que realizou ao Orlando Scarpelli e também não se perspetivam facilidades no encontro que se avizinha. A equipa de Cuca terá que dar mais uma resposta positiva sob pressão, isto no embate com um adversário que goleou (4-0) na primeira volta do Brasileirão 2016.