Figueirense – Londrina Esporte Clube (Brasileirão Série B)
O Figueirense não tem estado ao nível esperado nesta Série B do Brasileirão. A equipa de Florianópolis está na 19ª e penúltima posição da tabela classificativa e precisa urgentemente de subir de produção. O Londrina ocupa o 12º lugar e está num posto significativamente mais seguro.
Emblema com tradição na Série B, o Figueirense regressou esta temporada ao segundo escalão do futebol brasileiro após uma temporada muito fraca entre a elite. Apontado como forte candidato à subida, o Figueira não tem sido capaz de fazer jus ao seu estatuto, pelo menos a julgar pelo facto de ter conquistado apenas nove pontos nas primeiras dez jornadas da competição. A temporada ainda está numa fase muito prematura, o caminho é longo e o Figueirense tem toda a legitimidade para continuar a acreditar que é possível terminar entre os quatro primeiros da tabela e consequentemente ascender ao principal escalão. No comando técnico da equipa já se verificou uma alteração com a saída de Márcio Azevedo para a entrada de Marcelo Cabo, porém, o atual treinador ainda não foi capaz de vencer. Em três jogos no comando do Figueirense, perdeu duas vezes – Paraná (1-0) e Luverdense (2-3) e empatou uma – Santa Cruz (1-1). O Figueira precisa de dar início a uma recuperação que se impõe e, para tal, precisa de ser muito mais forte a jogar em casa, até porque por enquanto, em casa, só conseguiu vencer o “lanterna vermelha” Náutico (3-0).
Onze Provável: Thiago Rodrigues, Marquinhos, Bruno Alves, Guilherme Lazaroni, Zé Antônio, Dudu Vieira, Marco Antônio, Robinho, Dudu, Henan, Jorge Henrique
O Londrina ocupa o 12º posto da classificação e está cinco lugares acima da zona de relegação, porém, a sua situação não é particularmente confortável. Os 13 pontos conquistados nas primeiras dez jornadas colocam a equipa apenas um ponto acima da zona de perigo e qualquer deslize poderá ter efeitos nefastos em termos classificativos.
O desafio do Londrina passa por tentar a consolidação na parte intermediária da tabela. Após dois jogos consecutivos em casa frente ao Criciúma (0-1) e ao segundo colocado Juventude (2-2), a formação do Paraná regressa à estrada e aparenta dar-se bem enquanto visitante. Nas últimas duas deslocações que realizou nesta Série B venceu nos redutos de Santa Cruz (1-3) e CRB (0-3).
O treinador Cláudio Tencati não vai poder contar com Jardel, expulso por acumulação de amarelos na receção ao Juventude. O Londrina possui o segundo melhor ataque da Série B (14 golos marcados) a par do Juventude, sendo que só ficou em “branco” frente ao Criciúma e ao Internacional de Porto Alegre.
Onze Provável: César, Reginaldo, Silvio, Matheus, Ayrton, Rômulo, Ícaro, Celsinho, Jonatas Belusso, Elton, Artur
O Figueirense ainda não venceu sob as ordens de Marcelo Cabo e a atual situação é no mínimo preocupante. O atual penúltimo colocado tem estado muito aquém das expetativas e vai enfrentar uma equipa com qualidade, capaz de criar dificuldades ao Figueira neste desafio. Perspetiva-se um desafio equilibrado entre duas equipas que deverão conseguir marcar.