À passagem da 5ª jornada da Eredivisie tanto o Feyenoord, como o Ajax, PSV e AZ Alkmaar venceram, mantendo-se os quatro na corrida pela liderança do campeonato holandês, com o Feyenoord na liderança, mantendo uma eficácia de 100% em todos os seus 5 encontros até agora discutidos.

AZ Alkmaar 2-0 Willem II

O AZ Alkmaar venceu o Willem II por 2-0 num encontro aborrecido. O guarda-redes grego Kostas Lamprou, que ainda travou uma forte cabeçada de Fred Friday nos primeiros 15 minutos da partida, não conseguiu voltar a ajudar a sua equipa depois de um remate a 20 metros de distância de Alireza Jahanbakhsh aos 19 minutos. Os visitantes ainda se esforçavam para para reivindicar uma posição no jogo, mas sempre sem sucesso. O 2º tempo espelhou o 1º, com o AZ Alkmaar a controlar o jogo e o Willem II sem conseguir ultrapassar a defensiva adversária. O jogo ficou finalmente resolvido já em tempo de compensação pelos pés de Levi García, que ainda fintou Lamprou antes de encontrar a baliza desprotegida, assistido por Fred Friday.

PEC Zwolle 1-1 Utrecht

Foi um empate decepcionante, onde nenhuma das equipas conseguiu somar a 1ª vitória da temporada. Kingsley Ehizibue abriu o marcador para o Zwolle logo aos 12 minutos, embora em circunstâncias duvidosas. O guarda-redes Robin Ruiter deixou um companheiro de equipa magoado quando tentava socar um cruzamento, e apesar de pedir para pararem o jogo, Ryan Thomas continuou e assistiu Ehizibue. Tanto Zivkovic como Sebastien Haller desperdiçaram oportunidades de igualarem a partida. Ainda assim, valeu Haller ao converter uma grande penalidade aos 92 minutos, trazendo a igualdade ao jogo.

NEC Nijmegen 0-4 PSV

PSV goleia fora de portas e persegue Feyenoord na luta pelo 1º lugar.

PSV goleia fora de portas e persegue Feyenoord na luta pelo 1º lugar.

O PSV precisou apenas de 24 minutos para selar um novo record para o clube, somando a 12ª vitória consecutiva fora de portas. Bart Ramselaar abriu o marcador aos 4 minutos, marcando o seu 1º tento da temporada, e apenas 6 minutos depois,Gastón Pereira aumentou a vantagem para 0-2. Joshua Brenet apontou o 3º golo depois de um cruzamento de Luuk de Jong, aos 20 minutos, e de Jong completou a goleada apenas 4 minutos depois de ter assistido o seu colega. Os visitantes controlaram o resto do encontro com calma e moderação, já que o NEC falhou em demonstrar qualquer força de vontade em oferecer luta.

Excelsior 3-1 Heracles Almelo

O Excelsior levou apenas 28 segundos para se colocar em vantagem e abrir o marcador no Estádio Woudestein, Karami foi quem finalizou o passe de Hasselbaink. Um Heracles Almelo ainda surpreendido por um golo tão madrugar só deu por si quando estavam a perder por 3-0 aos 22 minutos, primeiro foi Ryan Koolwijk a marcar o 2º tento, colocando a bola no canto superior da baliza de Bram Castro, e depois Fredy que, vindo da ala direita, cortou para dentro e aumentou a vantagem aos visitados. Vincent Vermeij ainda marcou o golo de honra aos 66 minutos, mas o Exclesior desfrutou confortavelmente do resto do jogo e garantiu uma vitória bem merecida.

Heerenveen 3-1 FC Twente

O Heerenveen somou a sua 2ª vitória da temporada. Um bis de Reza Ghoochannejhad e um golo de Sam Larsson fecharam uma confortável vitória no Estádio Abe Lenstra. Ghoochannejhad deu a provar aos adeptos da casa um pouco daquilo que estava por vir ao rematar bem cedo na partida para uma boa defesa de Nick Marsman. O mesmo avançado iraniano abriu então o marcador aos 34 minutos, assistido por Marzo. Larsson, que viu pouco antes um livre seu bater na trave do Twente, dobrou a vantagem aos 66 minutos, com o Twente a responder aos 78 por Cerlina. Ghoochannejhad matou finalmente o jogo em tempo de descontos e selou a vitória para a equipa da casa.

Feyenoord 3-1 ADO Den Haag

Os colegas de equipa festejam com o capitão depois deste abrir o marcador.

Os colegas de equipa festejam com o capitão depois deste abrir o marcador.

O Feyenoord deu seguimento ao seu perfeito início de temporada ao baterem um ADO Den Haag inspirado, no Estádio De Kuip. O capitão Dirk Kuijt, e melhor marcador da equipa, deu a vantagem à equipa da casa com um golo aos 33 minutos, com o ponta-de-lança Nicolai Jorgensen a dobrar a vantagem apenas 2 minutos depois. Na 2ª parte, o Feyenoord não conseguiu continuar a construiu jogo com base na liderança que já levava, e apenas a 4 minutos do fim, o ADO respondeu com um golo vindo dos pés de Ludcinio Marengo. Ainda assim, o médio Karim El Ahmadi pôs fim aos nervos no Estádio De Kuip aos 90+4 minutos ao garantir a liderança do Feyenoord, que lidera a tabela com 15 pontos somados em 5 jogos.

Go Ahead Eagles 2-0 Roda JC

Os Go Ahead Eagles somaram a sua primeira vitória da época, e bem merecida, ao baterem o Roda no Estádio Adelaarshorst. O primeiro golo da partida veio de uma grande penalidade cometida pelo próprio guarda-redes do Roda, grande penalidade que foi convertida por Kevin Brands. Marcel Ritzmaier teve uma oportunidade de ouro para dar uma vantagem confortável aos anfitriões antes do intervalo, mas o guarda-redes Benjamin van Leer empurrou, com uma grande defesa, o remate de cabeça do médio para cima da trave. O Roda ainda procurou o empate no 2º tempo, mas foi o Go Ahead Eagles quem matou o encontro e selou a sua primeira vitória, com Darren Maatsen a dobrar a vantagem aos 89 minutos.

Groningen 1-1 Sparta Rotterdam

O Groningen encontra-se ainda à procura da primeira vitória da temporada, já que o Sparta Rotterdam estragou a festa à equipa da casa no Estádio Euroborg. Mimoun Mahi colocou os anfitriões em vantagem no marcador logo aos 12 minutos, com um disparo de pé esquerdo no meio de uma confusão dentro área do Sparta Rotterdam. Contudo, os visitantes não tardaram em responder com Zakaria El-Azzouzi a finalizar calmamente aos 19 minutos, com uma assistência de Craig Goodwin. Na segunda parte as duas equipas usufruíram de boas ocasiões para saírem vencedoras do encontro, mas os guarda-redes impuseram-se sempre com boas defesas naquele que foi um jogo animado, mas que terminou num empate um pouco decepcionante.

Ajax 1-0 Vitesse

Nick Viergever agradece o apoio aos adeptos depois de uma vitória difícil.

Nick Viergever agradece o apoio aos adeptos depois de uma vitória difícil.

O Ajax conseguiu vencer com uma vitória puxada a ferros, com uma cabeçada de Nick Viergever, na sequência de um livre de Hakim Ziyech a ser o suficiente para os caseiros ultrapassarem o Vitesse em Amesterdão. Ziyech, que esteve um pouco apagado na sua estreia aos comandos de Peter Bosz, disparou um livre directo com Viergever a saltar mais alto e a cabecear para dentro das redes do Vitesse. Os visitantes foram superiores na primeira parte, mas desperdiçaram várias situações de golo. As hipóteses do Vitesse de empatarem o jogo foram reduzidas com Kruiswijk a ver o 2º cartão amarelo aos 67 minutos. O Ajax vence e segue para 3º lugar, mesmo atrás do Feyenoord e do PSV.

Boas Apostas!