Quase 20 anos depois de sagrar campeão em título pela última vez, o Feyenoord aproxima-se finalmente de repetir o feito, estando perto de conquistar aquele que poderá ser o seu 15º título de campeão holandês. Ainda assim, e apesar de já estarem um pouco longe, o Ajax e o PSV continuam na corrida pelo título.

A luz ao fundo do túnel quase 20 anos depois

Nicolei Jorgensen é o jogador mais influente da equipa e do campeonato.

Nicolai Jorgensen é o jogador mais influente da equipa e do campeonato.

Desde 1998/99 que o Feyenoord não se sagra campeão holandês em título, tendo desde então terminado apenas três vezes em 2º lugar na tabela. Desde o início desta temporada que o Feyenoord deu sinais de quem estava decidido a conquistar o título de campeão, vencendo os primeiros 9 jogos consecutivos onde apontaram 25 golos e concederam apenas 3 no processo. Essa sua excelente arrancada de temporada foi apenas parada com a recepção ao Ajax com um empate a uma bola.

A primeira vez que falharam então em vencer foi à passagem da 10ª jornada, onde já contava com um calendário complicado ao ter que participar na Liga Europa e na Taça da Holanda, perdendo alguns pontos pelo caminho. Com o calendário a ficar mais aliviado no mês de Dezembro, esta formação comandada por Giovanni van Bronckhorst voltou conseguir um grande registo e arrancou 10 vitórias consecutivas para a Eredivisie, a ser interrompida na 25ª jornada com a deslocação a casa do Sparta Rotterdam.

Com 69 pontos somados em 27 jornadas disputadas, o Feyenoord conta com uma vantagem de 6 pontos sobre o 2º Ajax e 8 sobre o 3º PSV, contando ainda com o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Este conjunto tem se destacado esta temporada pelas fortes investidas que tem conseguido criar tanto pelos corredores como por contra-ataques, destacando-se ainda pela criatividade na forma como constroem situações de perigo e pela enorme eficácia com que as finalizam, com especial destaque para o avançado Nicolai Jorgensen, o melhor marcador do campeonato com 19 tentos assinalados e o jogador mais influente da prova, contando também com 10 assistências.

Esta temporada o Feyenoord já derrotou o PSV por duas vezes no campeonato holandês. Já o Ajax parece ser o seu maior rival, empatando em Roterdão na 1ª mão e agora terá que deslocar a Amesterdão na próximo jornada da Eredivisie, onde uma vitória é imperativa para se isolar ainda mais no topo da tabela.

Ajax e PSV não desistem

Kasper Dolberg, de 19 anos, é já estrela ofensiva da equipa.

Kasper Dolberg, de 19 anos, é já estrela ofensiva da equipa.

O actual bicampeão em título e o Ajax não desistem da corrida pelo título, tentando dificultar ao máximo a conquista do campeonato ao Feyenoord, embora já comecem a ficar demasiado longe no topo da tabela. Com um campeonato muito idêntico ao do Feyenoord, o Ajax soma apenas 2 derrotas durante toda a temporada no campeonato holandês e conta exatamente com o mesmo número de golos sofridos, tendo sido este mesmo Ajax quem travou a senda vitoriosa do actual líder da prova no início do campeonato.

Contudo, esta formação orientada por Peter Bosz cometeu alguns deslizes mais recentemente, empatando alguns jogos onde precisava de vencer, muito graças aos jogos da Liga Europa durante a semana, mas tem na próxima jornada a oportunidade ideal de encurtar a distância para o 1º lugar ao receber o líder Feyenoord. Uma vitória na próxima jornada deixaria esta equipa apenas a 3 pontos do 1º lugar, o que daria uma motivação extra aos jogadores. O Ajax apresenta ainda o 2º melhor ataque da prova, com o jovem de 19 anos Kasper Dolberg a destacar-se como 3º melhor melhor marcador com 13 tentos assinalados.

O PSV, por seu turno, é o que tem as hipóteses mais reduzidas de se sagrar aqui tricampeão, estando já a 2 pontos do 2º Ajax e a 8 do líder Feyenoord. Apesar de também contar com apenas duas derrotas na prova, ambas às mãos do Feyenoord, o PSV concedeu já alguns empates esta temporada e com as duas derrotas às mãos do líder da prova, estes ficam já menos hipótese de alcançarem o topo. Este é o 3º melhor ataque do campeonato e a 2ª melhor defesa, mas para conseguir o título estão muito dependentes dos deslizes que o Feyenoord e o Ajax venham a cometer.

Boas Apostas!