Feyenoord – Ajax (Eredivisie)
A 10ª jornada da Eredivisie fica marcada pela realização do famoso “De Klassieker”. Feyenoord e Ajax enfrentam-se na banheira de Roterdão naquele que é um dos embates mais interessantes dos últimos anos entre estes dois emblemas.
Nove jogos, 27 pontos conquistados, 25 golos marcados e três sofridos. O Feyenoord apresenta um registo sensacional neste início de época e é líder do campeonato holandês com cinco pontos de vantagem em relação ao Ajax. Mesmo quando a equipa de Roterdão parece estar perto de escorregar pela primeira vez, a equipa de Giovanni van Bronckhorst tem conseguido dar uma resposta cabal e o encontro da última ronda é um bom exemplo disso mesmo. Na visita ao terreno do NEC, em Nijmegen, o Feyenoord entrou a perder, esteve em desvantagem durante 70 minutos mas soube dar a volta ao texto e evitar a derrota. Nicolai Jorgensen empatou ao minuto 79 e Michiel Kramer completou a reviravolta no marcador ao cair do pano.
Ao cabo de 11 jogos oficiais na atual temporada – três para a fase de grupos da Liga Europa -, o Feyenoord só perdeu uma vez, na deslocação ao terreno do Fenerbahçe. Nos outros dois jogos da prova europeia, venceu o Manchester United de José Mourinho (1-0) e também levou a melhor no embate com o Zorya (1-0), na quinta-feira. A equipa de Roterdão volta a jogar em casa para o campeonato depois de duas deslocações consecutivas aos terrenos do Williem II (0-2) e do NEC (1-2).
Onze Provável: Hansson, Karsdorp, Botteghin, Heijden, Kongolo, Tony Vilhena, Ahmadi, Kuyt, Bassacikoglu, Toornstra, Jorgensen
Empenhado em recuperar o título que deixou escapar “ao sprint” na época passada, o Ajax de Amesterdão tem uma oportunidade de ouro para se aproximar da liderança, dado que uma vitória reduziria a distância para dois pontos. Os “Godenzonen” querem demonstrar que o título perdido na última época não passou de algo episódico, colocando uma interrupção na sua hegemonia. Na segunda posição com 22 pontos – sete vitórias, um empate e uma derrota -, o Ajax atrasou-se na corrida em função de um início de época um tanto ou quanto turbulento. O empate (2-2) de quinta-feira na deslocação a Vigo para a terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa pôs fim a auma série de nove vitórias de modo consecutivo, sete delas para o campeonato holandês. O Ajax ainda não perdeu fora da arena de Amesterdão para o campeonato holandês e chega a esta partida na sequência de uma vitória no terreno do ADO Den Haag (0-2) na última jornada do campeonato holandês. A aposta do treinador Peter Bosz para esta partida deverá passar por fazer alinhar uma equipa idêntica à que defrontou o ADO Den Haag.
Onze Provável: Onana, Veltman, Sánchez, Viergever, Sinkgraven, Schone, Ziyech, Klaasen, Traoré, Younes, Dolberg
Jogo de tripla entre dois sérios candidatos à conquista do título. Ambas as equipas denotam capacidade para conseguir algo de positivo nesta partida e é expectável que tanto o Feyenoord como o Ajax consigam chegar ao golo, à imagem do que aconteceu nos dois compromissos entre estes emblemas nos compromissos para a Eredivisie 2015/16 (1-1; 2-1).