FC Porto – Tondela (Taça de Portugal)
No próximo domingo à tarde, FC Porto e Tondela vão entrar em campo no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, Lisboa, para a realização de mais uma edição da grande final da Taça de Portugal. A equipa liderada pelo treinador Sérgio Conceição pretende juntar à conquista do campeonato a prova-rainha do futebol português, podendo assim vir a celebrar a famosa e célebre “dobradinha”. Para isso, os “dragões” têm o que aparenta ser uma tarefa facilitada, na teoria, já que pela frente estará a formação orientada por Nuno Campos, treinador que não foi capaz de salvar os beirões da descida de divisão após sete anos entre a elite nacional.
Análise FC Porto
A equipa do FC Porto não teve grande sucesso na presente época a nível internacional, tendo ficado pela fase de grupos da Liga dos Campeões e caído de forma precoce na Liga Europa, mas compensou com um trajeto que pode ser historicamente recordado por muitos anos. Isto porque, para além da oportunidade de voltar a ganhar a Taça de Portugal, o grupo de Sérgio Conceição venceu com distinção a Liga Portugal Bwin 21/22, com saldo total de 91 pontos, fruto de trajeto notável com 29 vitórias, quatro empates e uma derrota, além de 86 golos marcados e apenas 22 golos sofridos.
Seria complicado perspetivar uma chegada mais moralizada do que esta da equipa do FC Porto a mais uma final da sua história, onde pretende dilatar o seu palmarés e chegar à conquista da famosa “dobradinha” (juntar a Taça nacional ao campeonato). Na última jornada da liga, já depois de vencer o rival Benfica, por 1-0, e fazer a festa do título no Estádio da Luz, o FC Porto voltou a festejar em casa com os seus adeptos, com triunfo de 2-0 sob o Estoril no fecho das cortinas da Liga Bwin 21/22.
Onze provável: Diogo Costa – João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu – Vitinha, Grujic, Otávio – Fábio Vieira, Taremi, Evanilson
Análise Tondela
A equipa do Tondela foi incapaz de conseguir o seu grande objetivo de temporada, que passava pela permanência entre a elite do futebol nacional, tendo acabado a finda edição da Liga Portugal Bwin a ocupar o 17.º e penúltimo posto da tabela classificativa, descendo de forma direta à Liga 2, após perfazer apenas 28 pontos (sete vitórias, sete empates, 20 derrotas, com 41 golos marcados e 67 golos sofridos) no total das 34 jornadas. Apesar disso, o grupo a cargo do treinador Nuno Campos fez um trajeto histórico na Taça de Portugal, em enorme parte graças ao trabalho de Pako Ayestarán, espanhol que foi demitido a meio da época com os beirões já com pé e meio na final da Taça.
Ao contrário do que sucede no seio da comitiva adversária, o Tondela dificilmente poderia chegar mais agastado psicologicamente a esta final, ainda que a presença numa decisão que pode valer a inscrição na história do futebol português possa vir a motivar os jogadores a dar o “click” e esquecer a descida no campeonato. Na última jornada, a vitória chegava para os de Nuno Campos estarem no “play-off” de manutenção, mas o Tondela empatou, a 2-2, com o Boavista, em casa, desceu de escalão e somou sete jogos seguidos sem ganhar em todas as provas.
Onze provável: Trigueira – Quaresma, Manu, Bebeto – Borges, Augusto, Undabarrena, Rafael Barbosa – Pedro, Dadashov, Salvador Agra
Dica de Prognóstico
Espera-se um jogo de sentido único na grande parte do tempo, onde o FC Porto venha a conseguir estabelecer a sua superioridade técnico-tática de forma clara, até pela concentração e atitude competitiva positiva que Conceição deverá incutir nos seus jogadores à entrada para a chance de conquistar um troféu sempre especial. O Tondela terá de ultrapassar o “fantasma” da despromoção, mas não deve sentir facilidades para isso, até por força do desnível qualitativo individual e coletivo entre as duas equipas. Assim, espera-se que os “dragões” criem ocasiões de golo suficientes para justificar estar na frente do marcador já ao intervalo, pelo que a melhor aposta será na Vitória do FC Porto ao Intervalo, cotada a 1.60 na Solverde.
Faça as suas Apostas com os melhores Bónus
[betclic] [nossa-aposta][betway]