FC Barcelona Lassa – Lokomotiv Kuban (Euroleague)
O Lokomotiv Kuban é uma das apenas três equipas da Euroleague que, à quarta jornada, se mantêm invictas. No entanto, na quinta semana de jogos, o conjunto russo tem o seu maior desafio pela frente, tentar seguir uma caminhada sem derrotas ao jogar no pavilhão do Barcelona. A equipa catalã, por sua vez, entrou a perder em Izmir, mas não mais soube o que é desperdiçar uma vitória na presente edição da Euroleague. Qual dos conjuntos estará mais forte esta quinta-feira?
Apenas uma derrota na presente temporada para o FC Barcelona Lassa e foi logo em Izmir, na estreia do Pinar Karsiyaka na Euroleague. No entanto, a equipa de Xavi Pascual soube ultrapassar o contratempo e não mais se deixou enlear pelos seus adversários. Vitória importantíssimas na receção ao Panathinaikos ou na visita ao pavilhão do Zalgiris Kaunas marcam bem aquilo que os catalães têm para oferecer. Uma equipa muito consistente, com vários jogadores de alargada experiência e com muito conhecimento da forma de agir nas diferentes situações no basquetebol europeu. Agora, de volta a casa, o Barcelona terá de enfrentar o Lokomotiv Kuban, que se tem cotado como a equipa mais forte do seu grupo. Justin Doellman é, recorrentemente, o melhor homem da equipa, com Ante Tomic e Samardo Samuels a completarem uma rotação interior de respeito. Já no exterior, Juan Carlos Navarro oferece experiência, enquanto Carlos Arroyo e Tomas Satoransky conduzem a equipa para o sucesso. Stratos Perperoglou, Pau Ribas e Alex Abrines completam uma rotação de enorme qualidade, onde todos contribuem para vencer. A vitória, a surgir, juntará o Barcelona ao Lokomotiv na primeira posição.
O sucesso total na caminhada do Lokomotiv Kuban nesta Euroleague tem sido pago com alguns resultados menos bons na VTB United League, onde perderam na passada segunda-feira, em casa, com o CSKA Moscovo, mas onde também já haviam perdido com o mais frágil Bisons Loimaa. A aposta tem passado, nesta fase, por conseguir garantir uma posição de topo no Grupo C da Euroleague, fazendo-o o mais cedo possível. Tal como o Barcelona, o Lokomotiv também recebeu e venceu o Panathinaikos e o Stelmet Zielona Gora, para além de ter ido vencer a Kaunas. A diferenciá-los o encontro com o Pinar Karsiyaka, mas a equipa russa recebeu os turcos em casa e foi aí que conseguiu vencê-los. O maior desafio à qualidade dos homens do Lokomotiv Kuban surge nesta quinta semana da prova. Malcolm Delaney é, não só, um dos melhores jogadores da equipa, mas um dos mais perigosos de toda a Euroleague. Victor Claver e Evgeny Voronov são os elementos com maior capacidade para completar a presença do seu “líder”, num plantel que também tem a profundidade para criar problemas ao Barcelona durante 40 minutos. Chris Singleton, Dontaye Draper, Kyrylo Fesenko ou Sergey Bykov são os nomes com experiências mais relevantes no passado a fazer parte da equipa orientada por Georgios Bartzokis.
Este será o primeiro encontro oficial entre as duas formações.
Apesar da qualidade do Lokomotiv Kuban, e de se prever que a equipa russa vá colocar muitas dificuldades aos catalães, será o Barcelona o favorito a levar a vitória neste encontro.