“Oitavos” sem surpresas. Se no ano passado, por esta altura, o Juventude garantia o acesso aos quartos-de-final da Copa do Brasil com estatuto de “outsider”, na atual edição da competição, não há quem se intrometa entre os primo divisionários.
Santos, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Atlético Paranaense, Palmeiras, Grêmio e Atlético Mineiro qualificaram-se para os quartos-de-final da Copa do Brasil. A esperança de ter um intruso entre os oito finalistas residia nas botas dos jogadores de Paysandu, Santa Cruz e Paraná.
O percurso do Paysandu terminou às mãos do Santos perdendo por um resultado agregado de 5-1 (2-0; 1-3), “placard” que demonstra o total controlo exercido pelo “Peixe” durante a eliminatória. Com o mesmo resultado agregado terminou o duplo confronto entre Grêmio e Fluminense, com dois triunfos do “Tricolor das Pampas” (3-1; 0-2). O Santa Cruz, de regresso à Série B, ainda aguentou o nulo na primeira mão da eliminatória frente ao Atlético Paranaense, mas saiu da Arena da Baixada sem glória, derrotado por 2-0. Por fim, o Paraná teve um honroso percurso que culminou com a eliminação no confronto com o campeão em título Atlético Mineiro. A equipa da Série B até se superiorizou na primeira mão, levando a melhor por 3-2 no Durival Britto e Silva, mas não foi capaz de aguentar a vantagem na segunda mão, perdendo no Independência por 2-0 – dois golos de belo efeito.
No Beira-Rio, em Porto Alegre, um golo de Thiago Santos à passagem do minuto 80 foi determinante para o acesso palmeirense à fase seguinte da competição. Após uma vitória pela margem miníma (1-0) no Allianz Parque, o “Verdão” perdia por 2-0 no terreno do “Colorado”, graças aos golos de D’Alessandro e Nico López, caras bem conhecidas do principal escalão. O momento de glória protagonizado por Thiago Santos permitiu ao atual campeão brasileiro seguir em frente, graças ao golo marcado fora de portas, isto naquela que foi a eliminatória mais equilibrada dos oitavos-de-final.
A aventura da Chape na prova também terminou. A fase da equipa Catarinense é boa, mas nesta eliminatória dos oitavos-de-final, foi incapaz de marcar um único golo ao Cruzeiro em 180 minutos de futebol. A derrota na primeira mão (1-0) foi determinante para o desfecho do confronto. As duas equipas voltam a defrontar-se na terceira jornada do Brasileirão 2017 e o embate promete “aquecer”, sobretudo depois dos confrontos físicos que mancharam a segunda mão da eliminatória, na Arena condá.
Nas restantes eliminatórias, o Botafogo levou a melhor sobre o Sport Recife (3-2 a.g) e o Flamengo confirmou o favoritismo que ostentava para o duplo embate com o Atlético Goianiense (2-1 a.g), graças à vitória por duas bolas a uma em terreno alheio após empate sem golos na primeira mão.
Boas Apostas!