Uma semana depois de se ter feito a festa da subida em Paços de Ferreira, foi a vez de se celebrar semelhante feito em Famalicão. A equipa que veste de azul e branco está de regresso ao escalão máximo volvidos 25 anos e é uma das cinco representantes do Minho entre a elite do futebol nacional.
O domingo começou de feição em Famalicão, com o estádio Municipal 22 de junho a “rebentar pelas costuras”, à imagem do que tem sido habitual. Os famalicenses treinados por Carlos Pinto receberam e golearam o “vizinho” Vitória Sport Clube B por quatro bolas a uma, tentos apontados por Luís Rocha, Fabrício (2) e Ashley-Seal. A subida ao principal escalão não ficou confirmada de imediato, mas estaria por horas. Não muito longe de Famalicão, no estádio 25 de abril, o Penafiel recebia uma formação do Estoril-Praia que acalentava uma réstia de esperança no que toca à subida de divisão. Com alguns famalicenses nas bancadas a assistir a um encontro que interessava às suas aspirações, o Penafiel venceu por quatro a dois e permitiu que a segunda vaga na Liga NOS 2019/20 ficasse imediatamente atribuída, ainda com três jornadas para disputar. 25 anos depois, o Famalicão regressa à elite do futebol nacional e, até ao fim desta Ledman Liga Pro, tentará conquistar o título, objetivo que não se afigura fácil tendo em conta que o Paços de Ferreira, vitorioso na visita a Arouca (1-3), já leva quatro pontos de avanço.
Cinco equipas do Minho entre a elite
Sporting Clube de Braga, Moreirense Futebol Clube e Vitória Sport Clube foram os representantes da Associação de Futebol de Braga na Liga NOS 2018/19 e, na temporada que se avizinha, mais dois emblemas minhotos se juntarão à competição, estabelecendo um novo máximo a nível de clubes da região na elite do futebol nacional. Para além do Famalicão que já festejou a subida, há outro emblema que vai regressar ao “convívio com os grandes” – o Gil Vicente, emblema que já recebeu o aval da Liga para regressar à Liga NOS. Não militavam mais de três equipas minhotas no escalão máximo desde 2014/15, última época do Gil. De resto, só em quatro ocasiões estiveram quatro equipas da AF Braga no primeiro escalão, sempre do lote descrito.
Já no extremo oposto da tabela da LedMan Liga Pro, também há dois representantes minhotos. Vitória B (28 pontos) e Braga B (30 pontos) poderão despedir-se este ano do segundo escalão e cair para o Campeonato Nacional de Séniores, um cenário que se deverá concretizar atendendo à desvantagem pontual numa altura em que restam apenas três jornadas.
Boas apostas!