Dia de estreia oficial para o Sporting Clube de Braga na temporada 2018/19. Os minhotos jogam a mais de 4 mil quilómetros de casa diante do Zorya Luhansk, em Zaporizhia, na primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa. O quarto lugar da época passada viabiliza a presença da equipa bracarense nesta fase da competição. Este ano, a batalha dos “Guerreiros do Minho” é a do costume: combater a tríade composta por Benfica, Porto e Sporting e ficar o mais acima possível.

Foto: “SC Braga”
A prestação sólida na última edição da Liga NOS permitiu ao Braga voltar a afirmar-se como quarta força do futebol nacional por larga margem ficando muito mais perto de “assaltar” o terceiro lugar que foi alcançado pelo Sporting (3 pontos de vantagem) que de cair para o 5º posto ocupado pelo Rio Ave (24 pontos de desvantagem).
Um ano depois, poucos serão os que se recordam das duvidas colocadas em relação à liderança de Abel Ferreira no início da temporada 2017/18. Os bracarenses viriam a trilhar um percurso satisfatório tanto a nível doméstico quanto internacional (Liga Europa) e, para lamentações, ficam apenas as prestações nas Taças: na de Portugal caíram ante o Rio Ave naquele que já é um “clássico” da prova tendo em conta a quantidade de vezes que as duas equipas se defrontaram nos últimos anos; na da Liga caíram na fase de grupos e decerto que ambicionavam mais, tendo até em consideração que a “final-four” da prova foi disputada na Pedreira – o mesmo acontecerá este ano.
Entra e sai
O terceiro melhor ataque da Liga NOS 2017/18 (74 golos) perdeu o avançado Nikola Stojljkovic para o Estrela Vermelha, jogador que abandonou a “Pedreira” juntamente com Danilo (Nice) Artur Jorge (Vitória de Setúbal). Hassan e Vukcevic estão na iminência de deixar o clube. Os períodos de empréstimo de Jefferson (Sporting), João Teixeira (Porto) e André Horta (Benfica) chegaram ao fim, ao passo que Bruno Viana, central que estava no clube cedido pelo Olympiakos, foi adquirido a título definitivo a troco de três milhões de euros. João Novais (ex-Rio Ave), Eduardo (ex-Estoril), Aílton (Estugarda) e Claudemir (ex-Al Ahli) também se juntam a um plantel que deverá receber o sportinguista João Palhinha por empréstimo. Curiosidade para aferir se Francisco Trincão, campeão da Europa de sub-19 e melhor marcador da competição a par de Jota, entrará nas contas de Abel.
A pré-época
Os minhotos encerram a sua fase de preparação com uma goleada por quatro golos sem resposta diantes dos ingleses do Newcastle, corolário de um ciclo marcado por resultados positivos. É na continuidade que a direção encabeçada por António Salvador acredita que poderá residir o sucesso deste Braga que não sofreu alterações significativas no plantel e continuará a ser comandado por Abel Ferreira, um técnico que desenvolveu um trabalho muito satisfatório na temporada transata e conseguiu fazer com que o futebol da sua equipa fosse constantemente elogiado pela crítica, provando que existem nomes fora do “carrossel habitual” de treinadores portugueses cujas ideias e dinâmicas que incutem nas equipas contribuem para melhorar a qualidade do campeonato nacional.
Boas Apostas!