Naquela que será a 5ª jornada para a generalidade das seleções europeias que participam na fase de qualificação para o Mundial de 2014, vários encontros poderão ajudar a decidir quem fica na luta e quem fica, desde já, a correr por fora no caminho para o Brasil. Uma digressão pelos grupos da qualificação europeia, desvendando as chaves para os jogos desta sexta-feira.
Grupo A
Uma sexta-feira incendiária neste grupo, com dois dérbis entre rivais históricos. A Escócia recebe o País de Gales, num jogo de orgulho, mas o Croácia v Sérvia poderá vir a ser decisivo para deixar pelo caminho a seleção sérvia. A Bélgica, atual líder do grupo, terá uma deslocação bem complicada à Macedónia, podendo acontecer que, no final do dia, as contas fiquem totalmente em aberto com quatro candidatos ao apuramento. Mas o mais provável é ver Bélgica e Croácia lutarem, entre si, pelo lugar disponível.
Grupo B
Com a Itália a dedicar-se a um jogo particular, foco total na luta pelo 2º lugar deste grupo. A Bulgária tem um jogo fácil, em casa, frente a Malta, e uma vitória mantém-na com a vantagem. Rep. Checa e Dinamarca estarão frente a frente, num jogo em que a Dinamarca terá que vencer, se quiser continuar a marcar presença nas grandes competições internacionais. Sem nenhuma vitória em três jogos, as coisas estão bem difíceis para os dinamarqueses.
Grupo C
Depois do fabuloso empate a quatro golos com a Suécia, a Alemanha já não conseguirá repetir uma qualificação 100% vitoriosa. No entanto, parece certo que termine o grupo em 1º lugar. Esta sexta, joga no Cazaquistão, um adversário que não promete grande incómodo para os germânicos. O jogo grande do dia, neste grupo, é o que opõe a Suécia à Rep. da Irlanda. Os irlandeses tentarão voltar a marcar presença num Mundial, aparecendo, de novo, com um estilo de jogo onde a defesa é a principal arma. Para os suecos, este jogo será um forte teste à sua candidatura.
Grupo D
A Holanda tem tudo para fazer mais uma sossegada caminhada para um Mundial, num grupo onde o que prometia ser o seu maior adversário, a Turquia, já somou derrotas comprometedoras com Hungria e Roménia. Será assim o encontro entre estas duas seleções, esta sexta-feira, que poderá acabar por definir aquele que será o 2º classificado do grupo e, consequentemente, candidato ao playoff de apuramento. A Hungria joga em casa e, depois de aí ter batido a Turquia por 3-1, parece partir como favorito para este jogo.
Grupo E
Num grupo onde não havia grandes potências europeias, a Suiça aproveitou para tomar a liderança e está lançada para alcançar o apuramento direto. Este sábado, frente ao Chipre, terá mais uma oportunidade para o confirmar. Isto deixa quatro equipas numa luta pelo segundo lugar. A Noruega tem vantagem, mas recebe a Albânia, que venceu a Eslovénia na última jornada. Os eslovenos recebem a Islândia, numa partida em que estão obrigados a vencer para serem levados a sério na sua candidatura a um lugar no Mundial.
Grupo G
Bósnia e Grécia estão na disputa do 1º lugar e, com encontro marcado para esta sexta-feira, os bósnios poderão ganhar vantagem nessa disputa, aproveitando o fator casa. No entanto, sob o comando de Fernando Santos, a equipa grega tem sido de uma admirável eficácia nos jogos mais difíceis da qualificação. Em aberto, assim, um jogo de resultado imprevisível. A Eslováquia, que tentará ainda aproveitar um deslize dos seus adversários diretos, recebe a Lituânia, num encontro onde não pode falhar, se se quiser manter na luta do apuramento.
Grupo H
Com a Inglaterra a cumprir calendário na deslocação a San Marino, o Montenegro terá que conseguir passar com distinção na viagem à Moldávia, se quiser manter intacto o seu 1º lugar neste grupo. A luta do apuramento parece destinada a disputar-se entre ingleses e montenegrinos, no entanto, com Polónia e Ucrânia no grupo, não pode haver distrações. Os dois países organizadores do Euro 2012 encontram-se esta sexta-feira, podendo deixar claro, sobretudo se a Ucrânia perder, quem fica já afastado do sonho do Mundial.
Grupo I
Espanha e França recebem, respetivamente, Finlândia e Geórgia, em encontros onde estão proibidos de falhar, antes de se encontrarem frente a frente, na próxima terça-feira. As duas seleções estão igualadas na frente, depois de França ter empatado em Espanha, e assim impedidas de perder pontos frente aos adversários mais frágeis que, perante a sorte do grupo, pouco podem ambicionar nesta fase de qualificação.
Boas apostas!