Estados Unidos – Vietnam (Mundial Feminino)
Sorteadas no Grupo E tal e qual como a seleção portuguesa, as congéneres de Estados Unidos e Vietnam vão estar frente a frente na madrugada de sábado. As norte-americanas, campeãs em título e vencedoras máximas da competição, enfrentam a congénere do Vietnam, seleção que partilha o estatuto de estreante com Portugal.
Análise Estados Unidos
A seleção dos Estados Unidos chega à Oceânia com o estatuto de principal candidata à conquista do título mundial. Maior vencedora da história do Mundial Feminino, a equipa norte-americana conquistou as últimas duas edições da prova e aponta à possibilidade de erguer o cetro pela quinta vez.
Atuais líderes do ranking mundial, as norte-americanas apresentam outro “cartão de visita” muito interessante: o facto de nunca terem falhado as “meias” de uma edição do Mundial. Para além disso, e considerando a importância do torneio Olímpico de futebol feminino, note-se que estamos a falar de uma nação que já conquistou a medalha de ouro em cinco ocasiões.
Megan Rapinoe e Alex Morgan são provavelmente as figuras mais mediáticas na lista de convocadas de Vlatko Andonovski, selecionador que terá que lidar com ausências importantes como as de Mallory Swanson, Catarina Macario, Becky Sauerbrunn ou Sam Mewis. Ainda assim, há muita qualidade na lista de eleitas da equipa norte-americana que conta com 14 atletas que se preparam para realizar a estreia oficial na fase final de um Mundial, entre as quais Sophia Smith, atleta que promete dar nas vistas nesta fase final do Mundial.
Onze provável: Naeher; Fox, Cook, Girma, Dunn; Sanchez, Sullivan, Horan; Smith, Thompson, Morgan
A seleção do Vietnam é uma das estreantes na fase final deste Mundial 2023. 32ª colocada do ranking FIFA, a equipa vietnamita tem vindo a destacar-se no sudeste asiático com quatro vitórias consecutivas no torneio de futebol dos Jogos daquela região.
A presença nesta fase final do Mundial 2023 corresponde a mais um importante passo no crescimento e dinamização do futebol num país que, aos dias de hoje, conta com um campeonato doméstico com sete equipas. A esmagadora maioria das eleitas do técnico Chiu Chung Man atuam “dentro de portas”. A exceção, de seu nome Huynh Nhu, atua em Portugal, nomeadamente no Lank Vilaverdense. A avançada de 31 anos é a capitã e principal figura desta seleção e, na temporada 2022/23, fez sete golos em Portugal.
Nas hostes vietnamitas, a ordem é para desfrutar da ocasião. A participação neste Mundial 2023 corresponde ao momento mais alto da história de uma seleção que jogou pela primeira vez em 1997 e que conta com um conjunto de atletas que encara a participação neste Mundial como uma oportunidade única para aprender e crescer.
Onze provável: Kim Thanh, Thu Thao, Thu Thuong, Diem My, Thi Thu, Thi Loan, Bich Thuy, Thanh Nha, Thi Van, Nhu, Hai Yen
Dica de Prognóstico
O encontro entre as seleções de Estados Unidos e Vietnam tem tudo para ser um dos mais desequilibrados da ronda. De um lado, a maior potência do futebol feminino, do outro, uma equipa em estreia absoluta, que não está no top do respetivo continente conta apenas com uma atleta que joga fora do país de origem. Qualquer cenário que não uma vitória norte-americana por larga margem corresponderá a uma grande surpresa.
Casas de Apostas com os melhores Bónus