O Estado Islâmico decidiu intensificar a sua campanha de terror e deu um passo em frente, incutindo medo antes do começo do Campeonato do Mundo na Rússia, em 2018.

À medida que o Estado Islâmico parece estar a ser, pouco a pouco, derrotado na Síria e no Iraque, o grupo terrorista deu mais um passo na sua propaganda e procurou instaurar o medo antes do começo do Mundial 2018 na Rússia, com algumas fotos a circular durante esta semana e a demonstrar o aparente alvo do próximo verão.

Uma imagem um tanto arrepiante por parte do estado islâmico, utilizando Messi como forma de espalhar medo quanto ao Mundial 2018.

Estado islâmico utliza imagem de Messi como forma de espalhar medo quanto ao Mundial 2018.

Leonel Messi aparece mesmo numa das fotografias, uma montagem que coloca a estrela do Barcelona, e da selecção argentina, atrás das grandes e a chorar sangue de um dos olhos. Na imagem está escrito em inglês “You are fighting a state that does not have failure in it’s dictionary”, o que traduzindo para português significa: “Estão a combater um estado que não tem a palavra falhar no seu dicionário” – ainda que o Estado Islâmico tenha sido afastado da sua auto-proclamada capital, Raqqa, esta semana. A imagem também parece estar a jogar com o famoso slogan da Nike, “Just Do It”, alterando as palavras para “Just Terrorism”.

"Esperem por nós" diz a imagem, em árabe, com o logotipo do Mundial na Rússia.

“Esperem por nós” diz a imagem, em árabe, com o logotipo do Mundial na Rússia.

Esta não foi a única imagem publicada pelo grupo terrorista a dar a entender que poderá haver um possível ataque terrorista no Mundial, cujo início será em Junho, em Moscovo. Há uma outra imagem que coloca o logotipo do Campeonato do Mundo 2018 com um jihadista armado e com a frase “esperem por nós” em árabe. Existem também várias imagens já a serem partilhadas, grande parte também com o logotipo do Mundial a arder, ou a explodir, com legendas como “somos nós que escolhemos os campos de batalha”.

Numa terceira imagem, surge também um soldado armado a olhar para o Estádio Luzhniki, que é onde a final do Mundial irá ser disputada, a 15 de Julho de 2018. Essa imagem tem também uma mensagem em inglês: “O enimies of Allah in Russia, I swear that the Mujahideen’s fire will burn you. Just you wait..”

" Inimigos de Allah na Rússia, juro que irão todos arder no fogo de Mujahidin. Apenas esperem.." Diz a terceira imagem publicada pelo grupo terrorista.

“Inimigos de Allah na Rússia, juro que irão todos arder no fogo de Mujahidin. Apenas esperem..” Diz a terceira imagem publicada pelo grupo terrorista.

Esta mensagem, traduzida para português significa: Aos inimigos de Allah na Rússia, juro que irão todos arder no fogo de Mujahidin (frequentemente traduzido como guerreiro sagrado). Apenas esperem..”

Ao que parece, a fonte destas imagens já foi investigada e aparenta ser da Wafa Media Foundation, um grupo que apoia o terrorismo e tem como principal intenção que estas imagens sejam partilhadas por fanáticos de forma a espalhar o medo antes do Campeonato do Mundo no próximo ano, na Rússia.

É impossível assegurar o quão sérias serão estas ameaças das células terroristas do estado islâmico, ainda que esta organização terrorista já tenha ameaçado ataques terroristas em outras competições de futebol, como no Euro 2016 e no Euro 2017 feminino, com ambos a terem sempre decorrido sem qualquer incidente.

O estado islâmico também já tomou responsabilidade por ataques terroristas num estádio de futebol, como em Novembro de 2015, quando rebentou uma bomba fora do Stade de France, enquanto decorria um jogo amigável entre as selecções da Alemanha e de França. Na noite desse mesmo ataque no Stade de France, o estado islâmico também se revelou responsável pelo tiroteio em massa em Paris, que resultou em 130 mortes.