Espanyol – Barcelona (La Liga)
Este sábado é dia de jogo grande na “Cidade Condal”. Os rivais Espanyol e Barcelona medem forças no Cornellà El-Prat a partir das 19h45 e adivinha-se que a formação azul e branca, orientada por Rubi, consiga complicar a tarefa dos “Culés”.
O Espanyol de Rubi tem deixado uma boa impressão na atual edição do campeonato espanhol, pese embora a quebra recente. A equipa catalã perdeu os últimos três jogos que disputou para o campeonato frente a Sevilha (2-1), Girona (1-3) e Geatfe (3-0), mas foi capaz de bater o Cádiz e avançar para a fase seguinte da Taça do Rei, isto depois de um desaire por duas bolas a uma a jogar fora de portas.
No oitavo posto da tabela, a equipa de Barcelona contabiliza os mesmos 21 pontos que o Girona que é sexto e está em posição de acesso às provas europeias da próxima temporada.
O “derby” com o Barcelona tem sempre uma envolvência diferente e o momento de forma que o Espanyol atravessa pouco importa, embora o triunfo diante do Cádiz certamente tenha servido para elevar a moral das tropas sob as ordens de Rubi. Equipa fiel aos seus princípios e com dinâmicas interessantes, o Espanyol poderá muito bem causar dificuldades ao Barça.
O registo caseiro dos catalães é interessante, embora estejamos a falar de uma equipa que ainda não defrontou nenhum grande adversário no seu próprio terreno. Em sete jogos nos seus domínios, seis para o campeonato e um para a Copa do Rei, o Espanyol venceu seis.
Onze provável: Diego López, Javi López, David López, Hermoso, Vilà, Roca, Darder, Granero, Pérez, Piatti, Iglesias
O Barça aproveitou o deslize do Sevilha na visita ao terreno do Alavés e assumiu a liderança do campeonato espanhol a título isolado, com apenas um ponto de avanço em relação à formação da Andaluzia. Os “Culés” venceram os últimos três encontros que disputaram, todos para provas distintas: superiorizaram-se ao PSV Eindhoven (1-2) para a Liga dos Campeões, bateram o Villarreal (2-0) para o campeonato e levaram a melhor no confronto com o Cultural Leonesa (4-1) para a Copa do Rei. Após a pausa para compromisso de seleções, antecedida por um surpreendente desaire às mãos do Béts (3-4), o Barcelona só perdeu pontos na ida até ao Wanda Metripolitano para enfrentar o Atlético de Madrid.
Excepção feita ao caso do avançado uruguaio Luís Suárez, Ernesto Valverde tem às suas ordens todas as unidades habituais e não deverá proceder a poupanças, até porque o duelo com o Tottenham, agendado para a próxima semana, está longe de ser prioritário dado que o Barcelona já tem o acesso aos “oitavos” assegurado.
Onze provável: ter Stegen, Nélson Semedo, Piqué, Lenglet, Alba, Busquets, Vidal, Rakitic, Dembélé, Coutinho, Messi
O Espanyol apresenta qualidade suficiente em termos de jogo para criar alguns calafrios ao Barcelona, mas a superior qualidade do adversário tanto em termos coletivos quando individuais deverá fazer a diferença a favor da equipa visitante, ainda para mais atendendo à determinação que apresenta em defender a curta vantagem que atualmente possui.