Espanyol – Almería (La Liga)
Domingo triste no Cornellà El-Prat, em Barcelona. O Espanyol, penúltimo colocado da La Liga e já condenado à queda para o segundo escalão, medirá forças com o Almería que ainda precisa de lutar para continuar entre a elite.
Análise Espanyol
Caiu no final da temporada 2019/20, regressou em 2020/21 e, em 2022/23, o Espanyol volta a despedir-se da La Liga. À entrada para a última jornada do principal escalão espanhol, o emblema da cidade de Barcelona é penúltimo colocado com 36 pontos, quatro abaixo da linha de perigo e, aconteça o que acontecer, já sabe que no próximo ano disputará o segundo escalão.
Depois de, há duas jornadas atrás, o Espanyol ter recuperado de uma desvantagem de três golos no embate com o Atlético de Madrid e de ter resgatado um ponto nesse desafio que manteve a esperança na manutenção acesa, o empate da mais recente ronda, no Mestalla (2-2), acabou por confirmar a queda. Nesta última jornada, restará ao Espanyol tentar deixar uma imagem positiva e defender a honra naquele que será, com toda a certeza, o último jogo “de primeira” no Cornellà El-Prato no próximo ano civil.
Onze provável: Pacheco, Gil, Cabrera, Montes, Sergi Gómez, Olvián, Suárez, Darder, Puado, Melamed, Joselu
Análise Almería
Enquanto o Espanyol se prepara para entrar em campo somente para cumprir calendário, o Almería “joga a vida” nesta visita à Catalunha. A uma ronda do fim, o emblema do sul de Espanha ocupa o 16º lugar da tabela com os mesmos 40 pontos que o Celta de Vigo e está apenas um acima da linha de perigo. Uma coisa é certa: o Almería só depende de si para assegurar a manutenção. O facto de não depender de terceiros poderá ser um fator tranquilizador, assim como o facto de ter pela frente um adversário que já não tem quaisquer aspirações – ainda assim, veja-se o caso do Elche que atravessa o melhor momento da temporada e há muito que viu a despromoção confirmada.
O Almería é a pior equipa a atuar fora de portas nesta La Liga, apresentando mesmo um registo pior que o do “lanterna vermelha” e há muito despromovido Elche. Dos 40 pontos que por esta altura soma, apenas sete (!) foram conquistados longe do seu “cofre forte”, o Mediterráneo. Elche (1-1), Cádiz (1-1), Valência (2-2) e Getafe (1-2) foram os únicos adversários aos quais o Almería foi capaz de retirar pontos a atuar fora de portas. Nesta visita ao Espanyol, adversário desacreditado e já sem qualquer objetivo pelo qual lutar (ainda que a ausência de pressão possa ser benéfica), o Almería de tudo fará para melhorar o seu registo na condição de visitante, até porque, agora mais que nunca, necessita de fazê-lo.
Luis Suárez é baixa depois de ter sido expulso no encontro com a Real Sociedad em San Sebastián.
Onze provável: Martínez, Ely, Babic, Pozo, Akieme, Samuel Costa, César de la Hoz, Arnau Puigmal, Portillo, Embarba, Lázaro
Dica de Prognóstico
O Espanyol entra em campo sem nenhuma outra coisa em jogo pra além da defesa da honra, ao passo que o Almería ainda tem contas a fazer caso se queira manter entre a elite do futebol espanhol. Ainda que possa assegurar a permanência sem “precisar” deste resultado, o Almería não pode cometer o erro de confiar a sua sorte a terceiros.
Casas de Apostas com os melhores Bónus