Terminada a 5ª jornada da fase de qualificação europeia ao Mundial 2018, houve algumas surpresas como a poderosa selecção belga a não conseguir levar a melhor sobre a Grécia, e com a Holanda a falhar novamente em vencer, levando à saída do técnico Danny Blind. Já a Alemanha continua 100% vitoriosa, e selecções como a Itália, Espanha, Portugal e França não desiludiram.
Grupo G com dois líderes
Com a Espanha a vencer a selecção de Israel na sexta-feira, por 4-1, e com a Itália a bater a Albânia no Renzo Barbera, por 2-0, os transalpinos e a turma das Asturias dividem o 1º lugar do agrupamento, ambos com 13 pontos. Começando pela Espanha, a Fúria entrou muito forte em jogo e, como era de esperar de uma das selecções mais talentosas da actualidade, dominaram praticamente todo o jogo e só não abriram o marcador aos 5 minutos graças ao guardião israelita, que desviou um potente remate de Thiago Alcântara, com a bola ainda a bater na trave.
O primeiro golo acabou por aparecer aos 12 minutos, com Jordi Alba a assistir David Silva. Os espanhóis continuaram a carregar com remate atrás de remate, e a selecção israelita criou apenas perigo aos 43 minutos na sequência de um cruzamento, mas valeu um grande intervenção de De Gea. Pouco antes do intervalo, Thiago assiste Vitolo para o 2-0, com alguma sorte à mistura no seu remate. No começo da 2ª parte, Carvajal faz um grande cruzamento e Diego Costa, de cabeça, podia ter feito melhor. Contudo, o avançado do Chelsea não voltou a desiludir aos 51 minutos na sequência de um canto, batido por Thiago Alcântara. Aos 56 minutos um grande lance da Espanha quase deu no 4º golo do jogo, com Costa a amortecer de cabeça para David Silva, que disparou fortíssimo à trave israelita. Nesta altura, a Espanha tinha 72% posse de bola. O único golo de Israel veio aos 75 minutos, com Rafaelov a rematar forte na recarga de uma bola ao poste. Antes do fim do jogo, Isco, sozinho, puxa para dentro e faz o 4-1.
Já a Itália também venceu a Albânia por 2-0, naquele foi jogo 1000 de Gianluigi Buffon. Ainda assim, este não foi um jogo fácil, com a Albânia a mostrar atitude e vontade de vencer no Renzo Barbera. Mesmo assim seria a Squadra Azzurra quem chegaria primeiro ao golo, com Belotti a cair na grande área e a ser apontada grande penalidade. De Rossi concretizou o castigo máximo e apontou o 1-0 aos 11 minutos. As duas equipas continuaram a criar algum perigo durante o primeiro tempo, mas sempre sem sucesso. Aos 56 minutos a partida ficou interrompida por 10 minutos devido a arremesso de tochas e petardos por parte dos albaneses. A Itália regressou forte e esteve sempre por cima e a usufruir de mais oportunidades de golo, até que conseguiu chegar ao 2-0 por Immobile, assistido por Zappacosta.
Cristiano Ronaldo e André Silva não perdoam
Ciente que não se pode dar ao luxo de cometer erros de modo a não perder terreno em relação à selecção suíça, Portugal era obrigado a triunfar e não decepcionou. Numa primeira parte bastante animada, só deu Portugal praticamente todo o tempo, com Cristiano Ronaldo e André Gomes a procurarem o golo mas sem sucesso. Até que, aos 31 minutos, Ronaldo toca para Guerreiro para o flanco esquerdo, com o jogador do Borussia Dortmund a cruzar rasteiro, de primeira, e com André Silva a aparecer ao segundo poste para encostar. Aos 34 minutos, o mesmo André Silva deixa uma bola redondinha no pé de Cristiano Ronaldo, amortecendo o esférico de calcanhar e com o capitão português a disparar forte, de pé esquerdo, para o fundo das redes húngaras.
Antes do intervalo, Ronaldo procurou o 3º golo com um pontapé de bicicleta, mas sem sucesso. Aos 63 minutos Ricardo Quaresma sofre uma falta, fora de área. Cristiano Ronaldo foi chamado a bater o livre-directo e não desperdiçou, fechando as contas da partida com um grande golo. Aos 84 minutos Portugal esteve perto do 4-0, mas Bernardo Silva cabeceou ligeiramente por cima. A partida terminou então por 3-0, e com a Suíça a ter vencido por 1-0 mantém-se em 1º lugar com 3 pontos a mais que os comandados de Fernando Santos.
Mannschaft isolada no Grupo C
Líder do Grupo C sem grande oposição, a Alemanha somou nesta 5ª jornada a sua 5ª vitória ao triunfar no Azerbaijão, por 1-4, isolando-se assim na liderança do agrupamento. A Alemanha entrou calma e confiante na partida, abrindo o marcador aos 18 minutos depois de uma boa jogada colectiva que terminou com Draxler a lançar Hector na esquerda, com o lateral alemão a cruzar ao segundo poste para Schurrle encostar de primeira. À passagem da meia hora de jogo, o Azerbaijão conseguiu igualar a partida, em contra-ataque, com Nazarov a receber um bom passe de Ismayilov e a rematar colocado para o fundo das redes de Neuer.
Os alemães não demoraram a responder e apenas 5 minutos depois Schurrle desarma um defesa do Azerbaijão bem perto da grande área inimiga e assiste Muller para o 2-1, com um belo passe em desmarcação. Perto do intervalo a Mannschaft conseguiu aumentar a vantagem, com Kimmich a executar um belo cruzamento e com Mario Gómez a finalizar de cabeça. O segundo tempo foi mais monótono, com apenas uma situação de golo e com esta ser concretizada por Andre Schurrle, assistido por Hector.
Com estes 3 pontos, a Alemanha soma agora 15 no total, 5 a mais que a 2ª classificada Irlanda do Norte.
Outras curtas da jornada:
- França venceu Luxemburgo por 1-3 e mantém-se líder do Grupo A, com a Suécia a aproximar-se na 2ª posição com 10 pontos somados depois de vencer por 4-0 a Bielorrússia. Ainda neste Grupo A a Holanda falhou em vencer a Bulgária e o treinador Danny Blind acabou despedido.
- No Grupo D a República da Irlanda empatou a zero com o País de Gales, e a Sérvia venceu em casa da Geórgia, ficando assim sérvios e irlandeses a liderarem o Grupo D ambos com 11 pontos.
- Já no Grupo E a Polónia venceu em Montenegro por 1-2 e é líder isolada com 13 pontos, 5 a mais que o 2º e 3º Montenegro e Dinamarca, ambos com 7 pontos.
- Inglaterra venceu na recepção à Lituânia por 2-0, somando 13 pontos no 1º lugar, 4 a mais que a 2ª Eslováquia.
- No Grupo H grande surpresa para o decepcionante empate a uma bola da Bélgica com a recepção à Grécia, com os belgas a liderarem agora com 13 pontos e com os gregos logo atrás em 2º lugar, com 11.
Boas Apostas!