Espanha Sub-21 – Portugal Sub-21 (Euro Sub-21)
Tudo por um lugar na final. Portugal e Espanha vão defrontar-se nas “meias” do Euro Sub-21 2021. O encontro está agendado para as 17h00 desta quinta-feira (3).
Análise Espanha Sub-21
Campeã em título e finalista das duas últimas edições da prova, a seleção espanhola de sub-21 está na iminência de chegar novamente à decisão do Campeonato da Europa. Antes de pensar numa eventual final, “La Rojita” precisa de se focar na meia-final frente a Portugal, sabendo de antemão que terá pela frente um adversário mais que capacitado para atingir a final.
Em março, a seleção espanhola venceu o grupo B com sete pontos conquistados em sete desafios, cinco golos marcados e zero sofridos. Os eleitos de De La Fuente venceram a anfitriã Eslovénia (0-3) na primeira jornada, empataram sem golos com a Itália na segunda e encerraram a campanha com um triunfo por duas bolas a zero frente à República Checa. Já nos quartos de final, em encontro disputado na segunda-feira (31), a seleção espanhola precisou do tempo extra para bater a Croácia. Javi Puado, avançado que desempenhou um importante papel na caminhada do espanhol rumo à subida, inaugurou a contenda aos 66 minutos. Luka Ivanusec, um dos bons jogadores da Croácia, empatou já para lá dos 90 e arrastou a decisão para o prolongamento. Aí, surgiu novamente Javi Puado que, aos 110, apontou o 2-1 que permitiu a Espanha selar o acesso à meia-final.
A equipa espanhola reúne muita qualidade do ponto de vista individual e apresenta-se neste Euro Sub-21 com vários elementos conhecidos do grande público, mas em termos exibicionais, diríamos que ainda não fez nenhuma exibição de “encher o olho”, tanto nos duelos disputados em março quanto no mais recente compromisso com a Croácia. A seleção portuguesa será, com toda a certeza, o oponente de maior valor que esta Espanha encontrou até à data na presente campanha.
Onze provável: Álvaro Fernández, Mingueza, Guillamón, Cuenca, Pedrosa, Zubimendi, Manu García, Fran Beltrán, Fer Niño, Brahim Díaz, Bryan Gil
Análise Portugal Sub-21
A seleção portuguesa nunca conquistou o Campeonato da Europa da categoria e tem aqui uma oportunidade de ouro para fazê-lo. Rui Jorge tem sob sua alçada uma geração extremamente talentosa e, desse ponto de vista, diríamos que em nada perde para a Espanha ou para qualquer outra seleção que tenha estado a concurso nesta edição da competição.
Para estar nesta fase da competição, a seleção portuguesa começou por vencer o grupo D com três vitórias em outros tantos jogos, superando as congéneres de Croácia (1-0), Inglaterra (2-0) e Suíça (0-3). Já no mais recente compromisso frente a Itália, válido pelos “quartos”, a equipa nacional teve que sofrer mais do que se previa depois de ter protagonizado um início de encontro muito auspicioso. Dany Mota deu uma vantagem de dois golos a Portugal ao marcar aos 6 e aos 31 minutos, mas Pobega reduziu para os transalpinos antes do intervalo. Gonçalo Ramos, aos 58 minutos, reestabeleceu a vantagem de dois golos, mas Scamacca (60′) e Cutrone (88′) encontrou os caminhos para as redes defendidas por Diogo Costa e levou a decisão para o prolongamento. Após a expulsão de Matteo Lovato logo nos primeiros minutos do tempo extra, tudo ficou mais fácil para Portugal que carimbou o passaporte para a fase seguinte com tentos da autoria de Jota e Francisco Conceição.
Ofensivamente, a seleção portuguesa esteve a bom nível, mas o mesmo não se pode dizer em relação à componente defensiva. A equipa treinada por Rui Jorge precisa de evitar algumas desatenções verificadas no embate com a Itália por forma a levar a melhor diante desta Espanha e alcançar a final.
Onze provável: Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Leite, Diogo Queirós, Tomás Tavares, Fábio Vieira, Gedson, Vitinha, Bragança, Gonçalo Ramos, Dany Mota
Dica de Prognóstico
Cimeira de talento em Maribor. Frente a frente vão estar aquelas que são provavelmente as duas melhores seleções da categoria e, como tal, o apuramento pode “cair” para qualquer dos lados, tal como refletem as odds das Casas de Apostas. Acreditamos que ambas as equipas podem chegar ao golo.