Suíça
A Federação Suíça de Futebol foi fundada no dia 7 de Abril de 1895 e os primeiros jogos internacionais começaram a ser disputados na década 1890. A primeira selecção Suíça conseguiu vencer a Alemanha no dia 4 de Dezembro de 1898. A equipa da Suíça era constituída por jogadores estrangeiros que viviam na Suíça, principalmente britânicos. Em 1901 a Suíça defronta a Áustria, perdendo por 4-0. O primeiro jogo oficial da selecção suíça foi a 12 de Fevereiro de 1905, contra a selecção francesa, em Paris. Em 1908 a equipa defrontou a Alemanha, jogo de onde saiu vencedora por 5-3. A Associação Suíça de Futebol planejou enviar uma equipa para participar nos jogos olímpicos de 1912 em Estocolmo, mas tal acabou por não se realizar.
A selecção suíça conseguiu a primeira qualificação para a Taça do Mundo de 1934 chegando aos oitavos-de-final, onde venceu a Holanda por 3-2. Nos quartos-de-final, a equipa não foi superior, perdendo por 3-2 frente à Tchecoslováquia. Para a Taça do Mundo de 1938 a Suíça jogou frente Portugal, tendo ela sido a vencedora por 2-1. Conseguiram chegar aos quartos-de-final, onde perderam frente à Hungria por 0-2. Em 1950 a Suíça participou na Taça do Mundo, no Brasil, depois de vencer duas vezes o Luxemburgo e assim conseguir a qualificação. O primeiro jogo da equipa na competição foi contra a Iugoslávia, jogo que perderam por 0-3. No jogo frente ao Brasil a Suíça conseguiu um empate a duas bolas. No terceiro jogo frente ao México a selecção suíça consegue vencer por 2-1, contudo tal não foi suficiente para a equipa seguir em frente. Terminou no 3º lugar do grupo 1, sendo assim eliminado.
Na Taça do Mundo de 1954 a Suíça conseguiu a qualificação e ficou no Grupo 4 com a Inglaterra, Itália e Bélgica. Terminou no 1º lugar do grupo e seguiu para os quartos-de-final. Jogou frente à Áustria, saindo esta vencedora por 7-5. Nos anos seguinte as prestações da Suíça foram muito fracas, não conseguindo a qualificação para a Taça do Mundo em 1958. Para o Mundial de 1962 a selecção suíça conseguiu com muita dificuldade o apuramento. Contudo, ficou no grupo 2 com a Alemanha, o Chile e a Itália. A Suíça ficou no último lugar do grupo sendo assim eliminada da competição. A Selecção Suíça conseguiu a qualificação para a Taça do Mundo de 1966, ficando no Grupo 2 com a Alemanha, Argentina e Espanha. Um grupo bastante difícil para a Suíça que terminou no último lugar do grupo, não conseguindo vencer nenhum jogo.
Depois de vários anos sem conseguir alcançar a qualificação para nenhuma competição, a selecção da suíça, só em 1993 conseguiu o apuramento para a Taça do Mundo de 1994. A Suíça jogou no Grupo A com a Roménia, Estados Unidos e Colômbia. A selecção suíça conseguiu terminar no óptimo 2º lugar, seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final defrontou a Espanha, saindo esta vencedora por 3-0. No Campeonato Europeu de 1996, a Suíça conseguiu muito bem a qualificação, mas na fase de grupos terminou no último lugar do Grupo A, sendo assim eliminada. A selecção Suíça falhou a qualificação para a Taça do Mundo de 1998 como também para o Campeonato Europeu do ano 2000. A suíça não conseguiu mostrar boas prestações, não foi superior as outras equipas e falhou novamente o apuramento para a Taça do Mundo de 2002.
No Campeonato Europeu de 2004 a Suíça conseguiu a qualificação mas terminou no último lugar do Grupo B, sendo assim eliminada. Perdeu frente à França e à Inglaterra e empatou contra a Croácia. Conseguindo apenas um ponto, a seleção suíça não conseguiu seguir na competição. Na Taça do Mundo de 2006 o Suíça jogou no Grupo G com a França, Coreia do Sul e o Togo. Terminando no excelente 1º lugar, seguiu para os oitavos-de-final. Nesta fase, o Suíça defrontou Ucrânia mas não conseguiu vencer. O jogo terminou empado a zero bolas, seguindo-se para as grandes penalidades. A Suíça perdeu por 3-0. No entanto, esta participação foi uma grande vitória para a selecção que poucas vezes consegiu chegar às fase finais da Taça do Mundo.
A Selecção da Suíça conseguiu o apuramento para o Campeonato da Europa de 2008, ficando no Grupo A com Portugal, Turquia e República Checa. Na fase de grupo a Suíça perdeu 0-1 frente à República Checa e 1-2 contra a Turquia. No terceiro jogo a selecção suíça venceu 2-0 contra Portugal. Destas forma, terminou no último lugar do grupo sendo eliminada da competição. Para a Taça do Mundo do 2010 a Suíça começou mal a sua fase de qualificação. Contudo, com muita força de vontade e depois de oito jogos sem perder, alcançou directamente a qualificação. Ficou no grupo H com a Espanha, Honduras e Chile. A Suíça venceu a Espanha por 1-0, perdeu contra o Chile 1-0 e empatou 0-0 com as Honduras. No fim das contas, a selecção suíça terminou no 3º lugar do grupo com 4 pontos, sendo eliminada da competição. Para o Campeonato da Europa de 2012 a Suíça não conseguiu o apuramento depois de perder 0-2 contra o País de Gales.
Na fase da qualificação para a Taça do Mundo de 2014, a Suíça venceu oito jogos conseguindo assim o apuramento. Ficou no Grupo E com a França, Honduras e Equador. A selecção suíça venceu o Equador por 2-1, perdeu 2-5 contra a França e derrotou as Honduras por 0-3. Desta forma conseguiu o segunda lugar no grupo passando para os oitavos-de-final. Nesta fase a Suíça jogou frente a Argentina conseguindo no jogo manter o marcador empatado a zero. Foi só no prolongamento que a Argentina chegou ao golo, eliminando a Suíça do Campeonato no Mundo de 2014.