Real Betis
O Real Betis é fruto de uma fusão em 1914 de duas equipas existente na cidade, o Sevilha Football e o Betis Football Club. O Sevilha Football foi criado por uma grupo de estudantes universitários e o Betis Football Club nasceu em 1909 devido a uma divisão do Sevilha Football realizada pelos dirigentes. Em 1914 depois de ser proclamado campeão, o Sevilha Football funde-se por complete ao Betis Football Club e passa a denominar-se por Real Betis. Em 1915 o clube voltou a ser campeão de Sevilha, no entanto, depois disto o futebol entrou em declínio chegando muito perto do desaparecimento, essencialmente por problemas financeiros. Em 1924 graças aos fundadores que voltaram para o conselho do clube, os resultados foram melhorando. Quando criaram a Liga Nacional, o Real Betis passou a ver um clube desportivo, social e institucional começando por jogar na segunda divisão no dia 17 de Fevereiro de 1929.
Na temporada 1928-1929 o Betis conseguiu terminar no 5º lugar na segunda divisão. Jogou nesta por mais três temporadas até que em 1931-1932 conseguiu finalmente o 1º lugar e assim subiu à tão desejada primeira divisão. Na temporada 1934-1935 ganhou o seu primeiro troféu na Liga Nacional, vencendo a primeira divisão. No entanto, na temporada seguinte os resultados não foram assim tão bons, terminando em 7º lugar. Esta foi a última temporada antes da Guerra Civil Espanhola começar. Esta durou até 1939 tempo em que as actividades desportivas oficiais ficaram suspensas. Depois de finda a guerra, o clube voltou a jogar na primeira divisão. Contudo, os resultados foram muito maus, o Real Betis não conseguiu manter o nível e acabou a temporadas em 11º lugar descendo assim para a a segunda divisão. Bastou apenas dois anos, até que em 1942 alcançou o 1º lugar e assim subiu para a primeira divisão novamente. As prestações do clube continuavam e ser muito fracas e na sua volta à primeira divisão, não conseguiu melhor que o 14º lugar voltando a descer de divisão. Desta vez, permaneceu na segunda divisão por quatro temporadas. Em 1946-1947 terminou em 14º lugar descendo para a terceira divisão. O Real Betis jogou na terceira divisão durante sete anos consecutivos, ficando sempre muito perto da subida. No entanto, esta só aconteceu quando o clube em 1954 conseguiu finalmente o 1º lugar na terceira divisão. Jogou na segunda divisão por mais quatro temporadas e em 1957-1958 alcançou o 1º lugar e garantiu assim um lugar na primeira divisão. A seu regresso não foi forte, conseguindo apenas o 6º lugar, mas o importante na época era conseguir a manutenção na primeira divisão.
Nos anos 60 o Real Betis jogou praticamente sempre na primeira divisão, excepto para o fim destes anos. Na temporada 1960-1961 consegiu um excelente lugar, terminando em 6º lugar no campeonato. Na temporada 1963-1094 o Real Betis obteve o seu melhor resultado de sempre na primeira divisão, até a data, terminando em 3º lugar. Desta forma o clube conseguiu apurar-se para a Taça das Feira, mas não passou dos trinta-e-dois avos de final. Desde esta temporada os resultado do clube voltaram a descer de qualidade. Em 1965-1966 acabou o campeonato em 16º lugar descendo assim para a segunda divisão. Permaneceu nesta durante uma temporada, alcançando o 2º lugar e retornando para a primeira divisão. No entanto, o futebol do clube não era ainda suficientemente bom, voltando a terminar no fundo da tabela classificativa e assim caiu para a segunda divisão. Jogou na segunda divisão durante três temporadas, conseguindo o 1º lugar em 1971. De volta à rpiemira divisão o clube não obteve bons resultados voltando a cair em 1973 ao terminando em 16º lugar. Jogou mais uma temporada na segunda divisão e depois voltou para a primeira. Desta vez com muita garra e força de vencer, levando o clube a alcançar em 1976-1977 o 5º lugar no campeonato e a vencer a Taça do Rei, frente ao Athletic Bilbao. Apesar deste óptimo resultado, o clube não conseguiu manter os resultados e em 1977-1978 terminou em 16º lugar voltando assim a descer para a segunda divisão. No fim dos anos 70 o Betis voltou a subir para a primeira divisão conseguindo obter um óptimo resultado no campeonato, o 5º lugar.
Nos anos 80 o Real Betis jogou sempre na primeira divisão. Uns dos melhores resultados foram obtidos em 1980-1981 e 1981-1982 conseguindo o 6º lugar no campeonato. Desta forma, participaram na Taça UEFA em 1982-1983 mas não conseguiu passar dos trinta-e-dois avos de final. Na temporada 1983-1984 o Betis conquista o melhor resultado, conseguindo o 5º lugar. Na temporada seguinte, apesar de terminar em 14º lugar no campeonato, conseguiu chegar às meias finais da Taça do Rei e participou na Taça UEFA, não conseguindo passar ds trinta-e-dois avos. Na duas temporada seguintes o clube conseguiu manter-se na primeira divisão. No entanto, em 1988-1989 o Real Betis voltou a escorregar e terminou em 18º lugar, voltando assim a descer para a segunda divisão. Esta descida foi apenas por uma temporada, o clube alcançou o 2º lugar e assim voltou novamente para a primeira divisão.
O Real Betis começou os ano 90 a jogar na primeira divisão, no entanto, terminou no péssimo 20º lugar, descendo assim para a segunda divisão. Permaneceu nesta durante três temporadas, obtendo sempre bons resultados. Em 1993-1994 alcançou o 2º lugar voltando assim para a primeira divisão. Na sua volta, o clube conseguiu o excelente 3º lugar no campeonato. Na temporada seguinte, terminou no 8º lugar e conseguiu alcançar os oitavos-de-final da Taça UEFA sendo eliminado pelo Bordéus. Na temporada 1996-1997 acabou o campeonato no 4º lugar e foi à final da taça do rei, sendo derrotado pelo Barcelona. Passados três anos o Real Betis voltou a escorregar na classificação, terminando o campeonato em 18º lugar voltando assim para a segunda divisão. Jogou nesta por mais uma temporada, alcançando o 2º lugar e assim garantindo mais uma vez um lugar na primeira divisão.
Com a entrada no novo milénio, o clube começou na primeira divisão, terminando o campeonato no 6º lugar. Na temporada seguinte não conseguiu melhor que o 8º lugar mas ainda sim alcançou os dezasseis-avos de final da Taça UEFA. Na temporada 2004-2005 terminou o campeonato no 4º lugar e venceu a Taça do Rei, derrotando na final o CA Osasuna por 2-1. Na temporada seguinte, só conseguiu o 14º lugar mas chegou à final da Supertaça de Espanha. Na liga dos Campeões ficou-se pelos dezasseis-avos de final, e na Taça UEFA alcançou os oitavos-de-final. Nas temporadas seguinte o Real Betis não conseguiu mais nenhum título, e as suas prestações foram descendo de qualidade. De tal forma que, em 2008-2009 terminou no 18º lugar no campeonato descendo assim para a segunda divisão. Em 2010-2011 o clube alcançou o 1º lugar, voltando assim para a primeira divisão. Nas temporadas seguintes, o seu melhor resultado foi um 7º lugar em 2013. Na temporada 2013-2014 o Real Betis não conseguiu mais uma vez impor o seu futebol, terminando em 20º lugar no campeonato e assim desceu novamente para a segunda divisão.