Montpellier
Em 1914 foi criado um clube desportivo chamado Stade Olympique Montpelliérain (SOM). Havia intenções de construção de um estádio, contudo, devido ao início da Guerra Mundial o projecto foi interrompido. Só em 1919 é que renasceu o projecto e os interessados reuniram-se na Association Générale Sportive Montpelliéraine e criaram o Stade Olympique Montpelliérain. Passado algum tempo, este clube fundiu-se com o VGA Médoc de Bordeaux, um clube que se dedicava apenas ao futebol, sendo um dos melhores na zona. A equipa que surgiu deste fusão começou os seus treino em 28 de Setembro de 1919. Na temporada 1920-1921 o clube conseguiu terminar em 2º lugar na Liga Languedoc, subindo assim para a divisão de honra Sudoeste. Jogou nesta por cinco anos, mas os seus resultados foram piorando à medida dos anos. Em 1925-1926 o clube sofreu uma grande crise interna, pois a Federação Francesa de Futebol deu grandes penalidades ao clube, como suspender o presidente. Nesta altura vários jogadores saíram do clube, ficando este muito perto de acabar. Contudo, o clube conseguiu manter-se e decidiu alterar o seu nome, passando a denominar-se por Sports Olympic Montpellier. Em 1927-1928 o clube conseguiu terminar em 1º lugar no campeonato, mas manteve-se na mesma competição. No ano seguinte, conseguiu pela primeira vez vencer a Taça de França, derrotando o FC Sète por 2-0.
No início dos anos 30 o Montpellier conseguiu o 1º lugar na divisão de honra, em 1932, conseguindo assim subir para a divisão nacional. Nesta obteve um óptimo resultado, terminando em 4º lugar e chegou à final da Taça de França, perdendo frente ao Club Français. Na temporada 1933-1934, já tendo o clube o estatuto profissional, começou a jogar na primeira divisão, terminando em 8º lugar. Contudo, na temporada seguinte os resultados não foram tão bons, ficando em 15º lugar e deste modo desceu para a segunda divisão. Permaneceu na segunda divisão por quatro temporadas consecutivas. Depois do clube jogar por três anos na primeira divisão, o clube fica com um passivo muito grande, o que leva a direcção a dissolver o SOM. Contudo, recriaram imediatamente um outro clube o Sports Olympiques Montpelliérains, que de seguida altera o nome para Stade Olympique Montpelliérain e desta forma, a sua dívida deixa de existir aos olhos da federação.
Nos anos 40, o clube começa por jogar a primeira divisão, mas sem conseguir chegar ao topo da tabela classificativa. No o início da segunda guerra mundial, o clube jogou estas temporadas na primeira divisão livre. Em 1941 o clube acabada por se fundir ao l’Union Sportive Montpelliéraine. Nesta época os clube profissionais começar a desaparecer, e o Union des Sports Olympiques Montpelliérains (USOM) passa então a jogar o Campeonato Amador de Futebol. Na temporada 1945-1946 o clube já se encontrava a jogar na segunda divisão, conseguindo alcançar o 1º lugar e deste modo subiu para a primeira divisão. Em 1944 o clube volta a fundir-se com outro clube, o Union Sportive Montpelliéraine XIII, passando então a denominar-se por Stade Olympique Montpelliérain. Nesta volta á primeira divisão, o clube não alcançou bons resultados, chegando a descer para a segunda divisão, depois de terminar em 17º lugar na temporada 1949-1950.
Na temporada 1951-1952 o clube conseguiu alcançar o 1º lugar na segunda divisão, subindo assim para a primeira divisão. No entanto, a sua volta não correu da melhor forma, terminando em 18º lugar no campeonato, voltando para a segunda divisão. Até ao fim dos anos 50, o clube jogou sempre na segunda divisão. Em algumas temporadas esteve muito perto de voltar a descer de divisão, por em 1955 terminou em 17º lugar e na temporada seguinte em 20º lugar. Contudo, conseguiu manter-se, e em 1958-1959 alcançou o excelente 9º lugar e na temporada seguinte os resultados foram tendencialmente melhores, terminando em 7º lugar. Na temporada 1960-1961 conseguiu finamente alcançar o 1º lugar na segunda divisão e assim subiu para a primeira divisão. Foi também nesta temporada que o clube chegou às meias-finais da Taça de França, mas foi derrotado pelo Nîmes Olympique. A sua prestação na primeira divisão começou bem, alcançando o 8º lugar. Contudo, em 1962-1963 o clube volta a cair, terminando em 19º lugar na tabela classificativa, desce assim novamente para a segunda divisão. Permaneceu nesta por mais seis temporadas, e os resultados foram piorando a medida que os anos foram passando. De tal forma que, em 1968-1969 terminou o campeonato da segunda divisão em 17º lugar e assim desceu para o campeonato amador de futebol.
No início dos anos 70, o Stade Olympique Montpelliérain volta a fundir-se com outro clube, o Sport Club Montpelliérain, que foi criado em 1908, passando a chamar-se Montpellier Littoral Sport Club. Tal coincidiu com a volta do clube à segunda divisão, no entanto, por pouco tempo. Em 1971-1972 o clube terminou o campeonato em 9º lugar, descendo para a terceira divisão. Foi então em 1974 que mais um clube se junta, a Association Sportive Paillade, dando origem ao Montpellier la Paillade Sport Club Littoral. Na temporada 1973-1974 o clube terminou em 15º lugar na terceira divisão, descendo para a divisão de honra oeste. Jogou nesta por duas temporadas, alcançando o 1º lugar em 1976 e assim subiu à terceira divisão. Foi neste tempo que o clube mudou o seu nome, passando apenas a chamar-se Montpellier Paillade Sport Club. Jogou também apenas duas temporadas na terceira divisão até que em 1978 conseguiu o 2º lugar e assim subiu para a segunda divisão.
No início dos anos 80 o Montpellier consegue o 1º lugar na segunda divisão e volta assim para a divisão de futebol mais importante do país. A sua volta, em 1981-1982, à primeira divisão correu bastante mal, terminando em 20º lugar e assim voltou para a segunda divisão. Passados cinco anos, o clube é campeão da segunda divisão e volta com toda a força para a primeira divisão. Em 1987-1988 o clube terminou em 3º lugar na primeira divisão. Em 1989-1990 o clube altera definitivamente o seu nome, passando a denominar-se por Montpellier Hérault Sport Club e termina o campeonato em 13º lugar. No entanto, conquista um grande título ao vencer a Taça de França pela primeira vez. Derrotou na final o RC Paris por 2-1. Nos anos 90 o clube manteve-se sempre na primeira divisão. Em 1993-1994 terminou o campeonato em 7º lugar e chegou à final da Taça de França, perdendo frente ao AJ Auxerre. Na temporada seguinte, ficou em 17º lugar ficando mais uma vez muito perto da descida. Contudo, em 1995-1996 conseguiu o excelente 6º lugar dando-lhe assim acesso à Taça UEFA. Nesta competição chegou ao trinta-e-dois avos de final, perdendo frente ao Sporting Club Portugal. Em 1998-1999 conseguiu o 8º lugar no campeonato. Na temporada seguinte, apesar de não conseguir melhor que o 18º lugar, descendo novamente para a segunda divisão, vencer a Taça Intertoto, derrotando o Hambourg SV. Deu-lhe assim acesso a Taça UEFA mas ficou-se pelos trinta-e-dois avos de final sendo eliminado pelo Deportivo La Corogne.
No início do novo milénio o Montpellier alcançou o 3º lugar na segunda divisão voltando a competir na primeira divisão. Permaneceu nesta por apenas três anos. Em 2003-2004, já existindo a Ligue 1, o clube terminou em 10º lugar voltando a descer. Jogou nets por cinco temporadas mas sem grandes resultados, até que, em 2009 consegue alcançar o 2º lugar e assim retornar para a juntos dos melhores clube de França. Desta vez, o clube empenhou-se e os seus jogadores conseguiram mostrar toda a qualidade. Em 2009-2010 terminou em 5º lugar, conseguindo assim acesso à Liga Europa. Foi então na temporada 2010-2011 que jogou na Liga Europa mas não passou da terceira ronda de qualificação. Nesta mesma temporada terminou em 14º lugar no campeonato. Na temporada 2011-2012 o clube alcança o seu maior sonho, um grande título, foi coroado de Campeão Francês. O seu melhor marcador nesse ano foi Olivier Giroud que marcou 25 golos. Na temporada seguinte os resultados não continuaram a ser tão bons, terminando em 9º lugar em 2012-2013 e em 15º lugar em 2013-2014. Apesar disto, conseguiu manter-se na Ligue 1 junto nos maiores clubes franceses.