Alavés
O Deportivo Alavés é uma equipa de futebol da cidade de Vitoria-Gasteiz, na província espanhola da Álava, fundada em 1921. A equipa iniciou-se a competir nos campeonatos oficiais na temporada de 1928/29 quando, na 2ª divisão se classificou de imediato no 3º posto da tabela. Foi então na temporada seguinte, no início da década de 30 que o Alavés subiria pela primeira vez ao principal campeonato nacional, sagrando-se vencedor da 2ª divisão.
A estadia na La Liga duraria por três épocas, no entanto sem qualquer resultado relevante, o que acabou mesmo por conduzir a equipa à descida na temporada 1932/33, seguindo-se nova despromoção, desta vez na 2ª divisão, na época seguinte. Foi então que o futebol em Espanha enfrentou uma paragem de três temporadas, tudo por causa da grave guerra civil que assolou todo o país.
Na temporada de 1938/39 o futebol voltou então ao activo, mas o Alavés encontrava-se a competir nas divisões regionais, o que ainda foi invertido pela equipa em 1939/40, com a participação na 2ª divisão, onde acabariam por não se conseguir firmar, caindo então em 1940/41 para a já existente 3ª divisão. A passagem por este escalão do futebol espanhol foi rápida, de apenas uma época, visto que o Alavés sagraria-se de imediato campeão, voltando assim em 1941/42 à disputa da 2ª divisão. Ainda assim a equipa de Vitória não iria conseguir fixar-se na 2ª divisão, voltando à 3ª logo após duas épocas.
Iniciou-se então um período menos bem conseguido da equipa, que acabaria por se manter na 3ª divisão espanhola por 8 temporadas, até que, através de um 2º lugar, o Alavés conseguiu finalmente regressar à segunda divisão. Neste escalão as coisas correram bem melhor e em apenas três temporadas a equipa estava a sagrar-se campeã e a subir de novo à La Liga. Ainda assim, após mais duas temporadas o Alavés acabaria de novo relegado à 2ª divisão, de onde acabaria também por cair, após 4 épocas, em 1959/60, para a 3ª divisão, para mais uma passagem curta, visto que de imediato se sagrariam campeões. Depois disto seguiriam-se mais três temporadas na 2ª divisão, até que voltaram a ser despromovidos, tendo-se mantido por mias 4 épocas no 3º escalão de futebol espanhol, até 1967/68, quando voltaram a ser campeões e regressaram à segunda divisão, no entanto apenas por mais uma temporada, visto que seriam novamente relegados.
Seriam então repetidas mais quatro épocas no escalão terciário, de 1969/70 a 1973/74, quando voltaram a ser campeões, conseguindo assim mais um regresso à 2ª divisão. Foram então 9 temporadas desde então, até 1982/83, quando voltaram a cair da 2ª divisão, agora para a 2ªB, que disputariam por três épocas, até 86/87, quando caíram de novo para a 3ª divisão. Mantiveram-se então na disputa desse escalão por mais quatro épocas, até 1990/91, quando regressaram à 2ª B, após terem conseguido mais um título de campeões da 3ª divisão.
Desde então até 1994/95 o Alavés iria melhor ano após ano as suas classificações, voltando em 95/96 à 2ª divisão depois de ter sido mais uma vez campeão na 2ª B. Após três temporadas, em 97/98 o Alavés volta a conquistar a 2ª divisão e regressa para junto da elite na disputa da La Liga. Depois de dois anos na elite, o 6º lugar conseguido na temporada de 1999/2000 valeu-lhes a qualificação para a sua estreia nos campeonato europeu, mais precisamente na Taça UEFA.
Seria então na época de 2000/01 que o Alavés se apresentaria em melhor forma em toda a sua história, entrando na disputa da Taça UEFA, onde conseguiu, contra todas as expectativas, atingir a final da prova. Pelo caminho afastaram grandes como o Inter de Milão, nas oitavas de final, e o Kaiserslauern nas meias finais, tendo depois sido derrota na final diante do Liverpool, por 5-4, tendo o 5º golos dos ingleses sido já marcado no prolongamento.
Depois desta excelente campanha europeia, o Alavés cairia de novo para a 2ª divisão, em 2002/03, após se ter classificado no 19º lugar da La Liga. Disputaria então a 2ª divisão por mais duas épocas, até conseguir novamente a promoção para junto da elite, onde não se conseguiu manter por mais de uma época, tendo voltado a cair para a 2ª divisão, e entrado então num ciclo de maus resultados que os levou a classificarem-se por duas vezes consecutivas na 17ª posição da 2ª liga, até que em 2008/09 acabariam mesmo por cair para a 2ª B, depois do 17 lugar se ter transformado em 19º.
Desde então que a equipa se empenhou em fazer mais e melhor, começando de imediato a sua preparação para o regresso aos grandes palcos. O Alavés conseguiu então manter-se na 2ª B por 4 épocas, até em 2012/13 conseguir o título de campeão da prova e voltar, na recente temporada de 2013/14, à segunda divisão nacional.