AC Viseu
O Académico de Viseu FC nasceu para honrar um grande clube que existiu na cidade de Viseu, o CAF, Clube Académico de Futebol. Este clube foi fundado no início do Séc. XX por alunos da Escola Secundária Alvez Martins e do colégio da Via Sacra. A primeira referência deste clube na imprensa foi a 7 de Junho de 1914 sobre um jogo no campo de Viriato frente a um clube de Tondela. O CAF era inicialmente um clube informal pois só em 1927 é que entregou os estatutos do clube na Federação Desportiva de Viseu. Na época, a data registada para o ano de fundação do clube foi 1917, no entanto, a história revela que o clube já existia desde 1914, ainda antes da criação da Federação Desportiva de Viseu. Este clube atingiu um dos seus maiores objectivos ao subir à 1ª Liga por três temporadas e com a conquistar da 2ª liga. Contudo, depois de vários anos de história e devido a vários problemas de gestão do clube, este acabou por chegar ao fim em 2005.

Equipa do Académico Viseu em 2012 quando foi Campeão Nacional da III Divisão
O CAF tinha sido declarado juridicamente extinto contudo não nos corações dos Viseenses que não ficaram conformando com a decisão. O clube era demasiado importante para a região de Viseu e para as pessoas. Assim sendo, um grupo de sócios descontente decidiram preservar e dar continuidade à obra do CAF. Desta forma, nasceu o actual Académico de Viseu Futebol Clube para honrar e manter viva a memória do CAF. Este novo clube foi liderado pelo Presidente-Fundador António Silva Albino que juntamente com os sócios e os simpatizantes do antigo clube, meteram mãos à obra para devolver a grandeza ao clube de Viseu. Na altura surgiram várias polémicas devido aos esforços de recuperar as taças do clube que tinham sido penhoradas. Apesar disso, o Académico de Viseu foi um grande sucesso, sendo um clube recém-criado, conquistou vários sucesso e sendo coroado Campeão Nacional da III divisão nacional de futebol em 2012. Desta forma, o clube ascender para a tão desejada II divisão (2ª Liga).
Na temporada 2012-2013 a jogar então na II Divisão Zona Centro, o Académico de Viseu alcançou o 1º lugar da tabela classificativa. No entanto, no apuramento do campeão, que foi disputado no estádio do Restelo, num sistema de todos contra todos, o Académico de Viseu perdeu frente ao Chaves por 0-1 e empatou a 1 bola contra o Farense. Sendo que, o Chaves venceu um jogou e empatou o outro contra o Farense, o Chaves foi considerado campeão nacional da II divisão. Na temporada 2013-2014 o clube jogou então na segunda divisão terminando o campeonato no 11º lugar, que não sendo um dos melhores resultado e ficando longe de subir à primeira divisão, o clube conseguiu a manutenção.