Após uma offseason mais animada para uns do que para outros, iremos fazer o lançamento da nova temporada da NBA com a análise Equipa a Equipa de tudo aquilo que você precisa de saber. Todos os dias, durante o próximo mês, começando na que teve o pior recorde da época 2015-16 e acabando nos Golden State Warriors de Stephen Curry e companhia, o melhor conjunto da fase regular, mas que ainda assim acabaria por perder o título, de forma dramática, para os Cleveland Cavaliers de LeBron James e Kyrie Irving, naquela que foi uma conquista inédita para a franquia do estado de Ohio.
Os Sacramento Kings entram na nova season com uma nova arena, um novo logo e com novos equipamentos. Depois de uma década de fracasso atrás de fracasso, procuram renovar a sua imagem e tentam trazer uma identidade muito própria a toda a equipa. Com o problemático e talentoso Cousins a continuar como o porta-estandarte da franquia, e ainda com um novo treinador, a equipa da Conferência Oeste terá pouco mais onde se agarrar para fazer melhor do que nas temporadas anteriores, após uma offseason bastante pouco proveitosa no que diz respeito ao reforço do plantel.
Registo em 2015/2016
33-49
O conjunto da divisão do Pacífico voltou a ficar bem longe das 43 vitórias que significam um registo positivo. Foi a 10ª época consecutiva sem atingir esse número de vitórias e, como consequência, os Kings já não fazem os playoffs desde a época 2005/2006.
Saídas
Marco Belinelli, Rajon Rondo, Seth Curry e Quincy Acy
A perda de Rajon Rondo é um duro golpe nas aspirações da formação de Sacramento. Na temporada transacta cumpriu 72 partidas, todas a partir do cinco inicial, conquistando um recorde de carreira ao nível das assistências (em média) por jogo: 11.7! Belinelli também deixará saudades, como jogador sempre importante que é ao nível da rotação, depois de uma season onde voltou a conseguir uma média muito interessante de mais de 10 pontos por jogo.
Entradas
Isaiah Cousins, Georgios Papagiannis, Arron Afflalo, Skal Labissiere, Matt Barnes, Ty Lawson, Anthony Tolliver, Garrett Temple, Bogdan Bogdanovic, Malachi Richardson e Dave Joerger (treinador)
A lista parece infindável face às saídas, mas qualitativamente já não é bem assim. Aqui e ali, boas soluções, como Arron Afflalo, Matt Barnes, Ty Lawson ou Bogdan Bogdanovic, no entanto, sem nenhum jogador de elite que possa fazer parelha com Cousins e elevar os Sacramento Kings ao nível a seguir.
A Figura
DeMarcus Cousins
Conflituoso, poderoso e talentoso são palavras que descrevem Cousins na perfeição. É a figura incontornável dos Sacramento Kings e chega mesmo a ser uma figura do Estado de Califórnia. Na última temporada voltou a bater o seu recorde pessoal de pontos por jogo, colocando uma marca incrível de 26.9 e juntando outro recorde: o de mais roubos de bola da carreira com 1.6 por jogo aos quais adicionou ainda 11 ressaltos e 3 assistências. Números que comprovam a importância do atleta para a sua equipa (a atacar e a defender) em vários capítulos do jogo. Terá apenas que melhorar o seu comportamento explosivo para ser ainda mais regular e evitar continuar a bater recordes ao nível das faltas técnicas.
Veredicto
Os Sacramento Kings deverão piorar o seu registo em 2016-2017.
A seguir: Denver Nuggets
Viramos atenções para uma franquia com tempo para crescer.
Boas Apostas!