Após uma offseason mais animada para uns do que para outros, iremos fazer o lançamento da nova temporada da NBA com a análise Equipa a Equipa de tudo aquilo que você precisa de saber. Todos os dias, durante o próximo mês, começando na que teve o pior recorde da época 2015-16 e acabando nos Golden State Warriors de Stephen Curry e companhia, o melhor conjunto da fase regular, mas que ainda assim acabaria por perder o título, de forma dramática, para os Cleveland Cavaliers de LeBron James e Kyrie Irving, naquela que foi uma conquista inédita para a franquia do estado de Ohio.
Os Los Angeles Lakers entram na nova season à procura de fazer esquecer rapidamente a ausência de Kobe Bryant. Uma ausência que apenas tornou-se definitiva, porque a ausência da grande forma do Black Mamba, natural face à idade, há muito tempo que já tinha deixado a equipa da Conferência Oeste sem uma das lendas maiores da NBA. Órfã de uma grande estrela, já depois dos fãs da fraquia verem frustradas as tentativas de juntar Kevin Durant ao seu inexperiente e modesto roster, a equipa promete voltar a sentir dificuldades.
Registo em 2015/2016
17-65
A equipa de Los Angeles teve a pior época de toda a sua história ao somar apenas 17 vitórias nas 82 partidas disputadas na fase regular. Consequência disso, voltou a falhar os playoffs, aumentando assim para três o número de ausências consecutivas, algo que também nunca tinha acontecido ao longo do seu trajecto quase septuagenário na competição. Numa temporada em que irá começar o seu processo de reconstrução, depois da retirada de Kobe Bryant, inadmissível seria ainda fazer pior. A procura da sua nova estrela começa já este ano! Será Ingram?
Saídas
Brandon Bass, Roy Hibbert e Kobe Bryant (retirado)
Depois da sua pior época de sempre em todos os capítulos estatísticos do jogo, foi sem surpresa que vimos partir o gigante Hibbert em direcção aos Charlotte Hornets, numa perda que poderá significar um ganho para os californianos. Bass também deixará poucas saudades após uma temporada em que actuou por diversas ocasiões, mas sem ter conseguido figurar uma única vez na equipa inicial.
Entradas
Luke Walton (treinador), Brandon Ingram, Luol Deng, Jose Calderon, Ivica Zubac, Timofey Mozgov e Yi Jianlian
A mexida no banco mostra desde logo a reforma que a equipa irá sofrer também ao nível daquilo que pode ser o seu jogo, complementado com a chegada de alguns jogadores com grande experiência que irão ter a tarefa de fazer crescer os miúdos que vão evoluindo na liga. Calderon é o melhor exemplo disso, um base que irá espicaçar o crescimento do talentoso D’Angelo Russell, que parece não ter a capacidade de se assumir como o verdadeiro líder do conjunto do estado da Califórnia. Deng e Mozgov (que surpreendeu pelo salário que irá receber) completam essa ideia, tendo na sua alçada a escolha número 2 do Draft, o poderoso e hábil Brandon Ingram.
A Figura
Timofey Mozgov
Chegado directamente dos campeões em título, Cleveland Cavaliers, Mozgov ainda não se exibiu com a camisola dos Lakers, mas prevê-se que será o seu momento de forma e a sua disponibilidade física a ditar as leis em Lakerland. O contrato que assinou com a duração de 4 anos, onde irá receber um total de aproximadamente 57 milhões de euros, colocam muita pressão e responsabilidade no russo, que deverá ser chamado mais vezes do que é habitual no momento ofensivo e subir substancialmente a sua média de carreira de 6.9 pontos por jogo, assim com o número de ressaltos.
Veredicto
Os Lakers deverão melhorar o seu registo em 2016-2017.
A seguir: Brooklyn Nets
Iremos ver como está a ser preparada a época de uma das desilusões da temporada transacta.
Boas Apostas!