Energetyk-BGU – Dínamo Brest (Lyga Vysshaya)
Na 9.ª jornada da primeira divisão do campeonato bielorrusso de futebol, o campeão Dínamo Brest tem deslocação agendada até à casa do Energetyk-BGU. A partida decorrerá no Stadyen Haradski, em Maladzyechna, uma cidade sita na região de Minsk, e terá lugar ao final da manhã (hora portuguesa) do próximo sábado. Ao contrário do que seria de prever, os campeões em título chegam aqui com dois pontos de atraso em relação à equipa de Vladimir Belyavski, que tem sido uma das “sensações” da Lyga Vysshaya.
Tido como um dos conjuntos do campeonato com menores argumentos, no plano teórico, o Energetyk-BGU tem surpreendido em larga escala nas primeiras oito jornadas da Lyga Vysshaya. A formação originária de Minsk tem como prioridade a manutenção, mas chega à 9.ª jornada num entusiasmante 4.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos 15 pontos do Isloch e do Torpedo Zhodino. Em oito partidas, o conjunto liderado por Vladimir Belyavski regista cinco vitórias, zero empates e três derrotas, tendo marcado 10 golos e encaixado menos dois. A liderança, partilhada entre BATE e Slutsk, está a apenas um ponto de distância, enquanto a vantagem para a zona de descida é já de 12 pontos.
À entrada a todo o gás, com três vitórias nas três primeiras jornadas do campeonato (incluindo um triunfo de 3-1, na estreia, diante do poderoso BATE), o Energetyk-BGU respondeu com a pior série da temporada. Três desaires entre as jornadas 4 e 6, sem qualquer golo marcado, contra Torpedo (0-2), Gorodeya (0-1) e Neman Grodno (0-3). A resposta, porém, não poderia ter sido melhor, já que o Energetyk chega a este jogo após duas vitórias consecutivas, ambas fora de portas, diante do Smolevichy (2-0) e do Slutsk (2-1).
Onze provável: Lesko, Sokol, Yudchits, Mawatu, Shkurdyuk, Miroshnikov, Nosko, Umarov, Tweh, Yaxshiboev, Atemengue
O Dínamo Brest chegou a esta edição da Lyga Vysshaya com uma herança bastante pesada, na sequência da conquista inédita do título de campeão bielorrusso, em 2019. Sabendo da dificuldade que terá para revalidar o triunfo, a prioridade do conjunto orientado por Sergey Kovalchuk passa por garantir o apuramento para as competições europeias. Algo que não tem corrido da forma esperada, a avaliar pela campanha do Dínamo nas primeiras oito rondas da liga. O saldo de quatro vitórias, um empate, três derrotas, 11 golos marcados e oito sofridos deixa o campeão num modesto 6.º lugar, com apenas 13 pontos, a três do topo da classificação.
Na última jornada do campeonato, o Dínamo Brest recebeu e venceu o Dínamo Minsk, por 2-1, numa partida relativamente complicada até final. Foi o segundo triunfo consecutivo, depois da goleada de 3-0 obtida na deslocação ao terreno do Belshina. Uma resposta positiva ao susto que o Dínamo apanhou na segunda-mão das meias-finais da Taça da Bielorrússia, onde deixou fugir vantagem de 2-0 e acabou por perder por 2-4, com o Shakhtyor. Um deslize que não impossibilitou a equipa de se qualificar para a final, em virtude do resultado da primeira-mão.
Onze provável: Ignatovich, Veretilo, Pavlovets, Kiki, Noyok, Savitskiy, Bykov, Yuzepchuk, Milevskiy, Gordeychuk, Laptev
Não obstante ser o Energetyk-BGU que chega à frente do Dínamo Brest na classificação geral, à entrada para este confronto da jornada 9, é o conjunto de Sergey Kovalchuk aquele que conta com maior capacidade técnica individual e coletiva. Não fossem algumas desatenções defensivas, o campeão em título poderia estar numa melhor situação e, a avaliar pelo que demonstrou nas duas últimas jornadas, a retoma está à vista. Num jogo onde o Energetyk não se deverá coibir de tentar ganhar, até porque a motivação está em alta, a expectativa é de que o Dínamo consiga, no mínimo, pontuar, num jogo que deverá ter um número razoável de ocasiões de golo. Assim, a melhor opção passará pelo mercado da Vitória do Dínamo Brest ou Empate e mais de 1,5 golos no jogo, cotado a 1.54 na Bet.pt.