Ainda com uma jornada por disputar até ao final da Premier League da Ucrânia, o Dínamo Kiev é já o actual campeão da época 2014/15, podendo agora concentrar todos os seus esforços em conquistar esta Taça da Ucrânia. Sob os comandos do técnico Serhiy Rebrov, o Dínamo Kiev colocou-se no 1º lugar logo na 10ª jornada, assegurando de tal forma a liderança, que nunca mais a largou, conquistando assim, pela 14ª vez, o título de Campeão da Premier League. Já o Shakhtar Donetsk não conseguiu um desempenho semelhante ao da época transacta, em que se sagrou campeão, conseguindo apenas o 2º lugar na tabela de classificação geral com 55 pontos, 10 a menos que o Dínamo Kiev. Estes são os dois conjuntos ucranianos que mais títulos detêm nesta competição.
Os Policemen disputam a 2ª final consecutiva com os Mineiros
O Dínamo Kiev é o conjunto que mais vezes venceu esta competição, tendo já erguido a Taça da Ucrânia por 10 vezes, sendo o Shakhtar Donetsk, oponente em jogo desta final, o 2º conjunto ucraniano com mais vitórias nesta competição. Sob os comandos de Serhiy Rebrov, os Policemen entraram nesta competição na 2ª Eliminatória, tendo levado a melhor sobre o FC Zirka, conjunto da 2ª Divisão ucraniana, por 1-3. Seguindo então para os oitavos-de-final, o Dínamo Kiev teve então pela frente conjuntos do seu escalão de futebol, começando esta fase de eliminatórias ao enfrentar o Karpaty, tendo vencido em ambas mãos por 1-0. Os Policemen entraram nos quartos-de-final ao vencer na 1ª mão por 1-2 em terreno do Zorya e conseguindo voltar a vencer na 2ª mão por 2-0, seguindo então para as meias-finais onde enfrentaram o Olimpik Donetsk, tendo empatado por 0-0 a 1ª mão em terreno hostil e superiorizando-se no seu território, vencendo por 4-1 na 2ª mão. Este conjunto da capital da Ucrânia, em toda a história, disputou 50 jogos nesta competição, tendo conseguido 40 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, com parciais de 100 golos marcados e 40 golos sofridos.
Caso triunfem, o Shakhtar igualará os 10 títulos do Dínamo Kiev
O Shakhtar Donetsk é outra figura constante na corrida pela Taça da Ucrânia, tendo vencido recentemente esta competição por 3 vezes seguidas, no entanto, esta série de triunfos terminou o ano passado ao perderem a final contra o Dínamo Kiev. Os Mineiros ergueram a Taça da Ucrânia por 9 vezes, tornando-se o 2º conjunto ucraniano que mais vezes venceu esta competição, sendo o Chornomorets o 3º, com 2 títulos. Sob os comandos de Mircea Lucescu, este conjunto entrou nesta competição na 2ª eliminatória, tendo levado a melhor por 0-1 em terreno do Obolon-brovar Kyiv. Seguindo então para os oitavos-de-final, os Mineiros massacraram o Poltava, conjunto da 2ª divisão, ao vencer a 1ª mão em terreno hostil por 1-5, e voltando a golear na 2ª mão por 4-1, garantindo então acesso aos quartos-de-final, onde triunfaram na 1ª mão por 0-2 em terreno do Metalist, tendo ainda vencido a 2ª mão por 1-0. Por fim, os Mineiros apresentam-se nas meias-finais, onde tiveram pela frente o único conjunto que até agora lhes deu mais trabalho em progredir, o Dnipro, tendo no entanto, vencido a primeira mão em terreno hostil por 0-1, e empatado a 2ª por 1-1. Em toda a história, o Shakhtar Donetsk já disputou 57 jogos para a Taça da Ucrânia, tendo vencido 46, empatado 5 e perdido 6, com parciais de 136 golos marcados e 36 golos sofridos.
Esta será a 9ª vez que estes conjuntos se encontram na Taça da Ucrânia, onde 5 destes 9 encontros foram na final, tendo o Dínamo Kiev vencido 3, e o Shakhtar Donetsk os 2 restantes. O Dínamo Kiev, campeão em título da prova e vencedor desta edição da Premier League, chega a esta final apresentando um bom desempenho ao longo da temporada, e após não terem conseguido ir além dos quartos-de-final da Liga Europa, os Policemen encaram esta competição com um sentido de obrigação em somar este título, de forma a compensar o fracasso nas competições Europeias. O Shakhtar Donetsk encontra-se no mesmo impasse que o campeão em título desta prova, tendo também sido incapaz de ir além dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, vendo então nesta Taça da Ucrânia o único título ao seu alcance esta temporada. Esta deverá ser uma verdadeira batalha entre dois colossos ucranianos.
Boas Apostas!