Taça da Liga – Esta pode ser uma competição que muitas equipas vão ignorando no seu calendário, mas a jornada final da fase de grupos da Taça da Liga desta temporada teve todos os ingredientes para tornar a prova mais interessante de seguir. O foco principal esteve nos encontros do Grupo B, onde o FC Porto e o Sporting mediam forças em campos diferentes, com a previsão de que a decisão seria tomada por conta dos golos de cada um. Ora, como não poderia deixar de ser, deu confusão.
Os jogos, que deveriam ter-se iniciado, começaram com uma diferença de três minutos, algo que não foi concertado ao intervalo. No entanto, pelo que se passava na primeira parte de cada partida, as coisas pareciam próximas de se resolver pela via dos pontos. O FC Porto abriu o marcador no Estádio do Dragão quando, em Penafiel, a equipa da casa já ganhava, pelo que os Dragões pareceram, por momentos, ter a vantagem. No entanto, com o Marítimo a bisar e o Sporting a empatar as contas perto do intervalo, os leões cumpriam os primeiros 45 minutos na frente do grupo.
Na segunda metade, o Sporting foi confirmando a sua vantagem perante o Penafiel, enquanto o FC Porto demorou bastante mais a conseguir chegar ao golo. Ao acontecer aos 85 minutos, por intermédio de Carlos Eduardo, os Dragões ficaram a apenas um golo de conseguir o apuramento para as meias-finais. A confusão começou quando uma grande penalidade foi assinalada a favor do FC Porto quando, em Penafiel, já o jogo tinha acabado. Josué concretizou e o FC Porto avança para a próxima fase, deixando o Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, à beira de um ataque de nervos.
Nos restantes grupos, o SL Benfica já tinha a sua qualificação apurada e o SC Braga conseguiu o bilhete para as meias-finais depois de uma goleada sobre o Belenenses que deverá, até, originar uma troca de treinador no Restelo. Já o Rio Ave conseguiu também assegurar a sua presença na próxima fase da prova ao vencer na Covilhã, com o Vitória de Setúbal a não conseguir fazer tremer os vilacondenses, tendo em conta que saiu derrotado de Paços de Ferreira.
Jogadores em destaque
Dois jogadores merecem nota de destaque nesta fase de grupos. O FC Porto conseguiu um lugar nas meias-finais no grupo mais complicado e, em parte, poderá agradecer a Jackson Martínez. O colombiano não deixou os seus créditos ignorados no momento de marcar golos e depois de ter bisado frente ao Penafiel, foi dele o tento que abriu o marcador na partida decisiva. Assim sendo, utilizando aquele que é um dos mais importantes ativos do seu plantel, os Dragões mostraram que estão nesta prova bem a sério.
Também no mesmo grupo, um outro jogador merece destaque. Carlos Mané é um jovem que tem vindo a ser integrado, progressivamente, na equipa do Sporting e a Taça da Liga parece ter sido o terreno ideal para que o talento deste atacante começasse a dar frutos. Mané marcou frente ao Marítimo um golo que talvez mereça ser considerado o melhor desta competição, enquanto em Penafiel voltou a marcar, desta vez mostrando ADN de matador, bem na pequena área do adversário. Agora só com o campeonato por disputar, espera-se que o jovem tenha direito a mais minutos para demonstrar valor.
Boas Apostas!