Eibar – Valência (La Liga)
Eibar e Valência estão separados por apenas um ponto à entrada para esta jornada, com vantagem do lado da equipa basca. Os “Ché” viajam até um reduto difícil.
Uma semana depois de ter assistido a um dos jogos mais emocionantes da atual edição do campeonato espanhol – ou pelo menos a uma das melhores segundas partes – Eibar volta a ser palco de um jogo com grande potencial. A equipa local recebe o Valência ao final da tarde de sábado e o encontro promete.
Para já, o resultado que marca a temporada do Eibar corresponde à grande vitória na receção ao Real Madrid, por três bolas a zero. Os bascos impuseram a primeira derrota da era Solari aos “merengues” e impediram que o técnico argentino aumentasse o recorde de melhor arranque de sempre de um treinador à frente do Real. No entanto, desde esse desafio que o Eibar não voltou a vencer: perdeu no reduto do modesto Rayo Vallecano (1-0), empatou a dois na receção ao Sporting Gijón para a Copa do Rei e foi eliminado da competição e, no último fim-de-semana, esteve a vencer o Levante por quatro bolas a duas depois de até ter estado a perder por dois a um, mas viria a ceder uma igualdade a quatro golos no Municipal de Ipurua. Em suma, o Eibar de José Luis Mendilibar é uma equipa capaz do melhor e do pior, mas possui um potencial interessante e não deverá passar por grandes problemas para assegurar a manutenção. Marc Cucurella tem sido o grande destaque da equipa que conta com os préstimos do português Paulo Oliveira.
Pedro León e Marjo Dmitrovic estão arredados do desafio, ambos por lesão.
Onze provável: Riesgo, Peña, Ramis, Oliveira, Cote, Jordán, Escalante, Orellana, Cucurella, Enrich, Charles
O Valência despediu-se da fase de grupos da Liga dos Campeões com uma vitória caseira diante do Manchester United por duas bolas a uma, triunfo que permitiu assegurar o estatuto de cabeça de série no sorteio dos “16 avos” da Liga Europa 2018/19 e que serviu simultaneamente para elevar a moral de uma equipa que esta temporada tarda em confirmar todo o potencial que se lhe reconhece, perdendo terreno na tabela por conta de vários empates. No último fim-de-semana, os “Ché” empataram a uma bola na receção ao Sevilha.
Nas próximas semanas, o Valência de Marcelino García Toral tem tudo para se focar inteiramente no campeonato e, atendendo à situação classificativa, bem precisa. Neste momento, a formação do Mestalla está na 15ª posição com 18 pontos, tão perto da linha de perigo quanto do 6º lugar. Não obstante, o atual lugar da equipa está longe de corresponder aquilo que pode e deve produzir.
Onze provável: Neto, Wass, Dakhaby, Garay, Gayá, Coquelin, Parejo, Soler, Cheryshev, Moreno, Mina
Jogar no Ipurua é sempre difícil, ainda para mais numa época em que o Eibar tem estado com a mira afinada sempre que joga em casa. É provável que ambas as equipas consigam marcar.